(UEG - 2018)
Ao discutir o surgimento das Ciências Sociais, o sociólogo Florestan Fernandes desenvolve sua análise partindo do princípio da multicausalidade. Assim, não é possível atribuirmos uma única causa que explique o surgimento da sociologia no séc. XIX, mas uma combinação de vários fatores, que começam a se definir na transição da idade média para a era moderna e que tornaram possíveis as condições para o surgimento dessa ciência. Dentre os fatores a seguir, identifique os que se relacionam ao surgimento da sociologia e assinale a alternativa correspondente:
O Relativismo e a Revolução Científica expressam a credibilidade que as ciências assumem, a partir de então, contribuindo para o surgimento da sociologia.
O Antropocentrismo e a Escolástica contribuem para uma nova perspectiva religiosa que estimula a análise científica, favorecendo o surgimento da sociologia.
A Revolução Industrial e o Êxodo Rural provocaram profundas modificações na estrutura econômica e social da época, criando problemas que exigiam uma explicação científica.
O Iluminismo e a Revolução Francesa reforçam o ideário da burguesia, criando assim a necessidade de explicações de ordem racional para os novos fenômenos que se apresentam no séc. XIX.
A Reforma Protestante e a Expansão Marítima foram responsáveis pela instabilidade econômica que gerou a crise social, levando à necessidade de desenvolvimento da sociologia.