(Ueg 2023) Em 2022 está sendo comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil e, em alusão a essa comemoração, discussões acerca de ciência, tecnologia e meio ambiente compõem a pauta de diferentes eventos em universidades, institutos de pesquisas entre outros.
Sobre a pauta ambiental brasileira nas discussões do bicentenário da Independência, tem-se o seguinte:
a emergência climática e a manutenção da biodiversidade são fronteiras planetárias que, atualmente, no Brasil, promovem políticas de preservação e melhores condições de vida humana e ambiental.
a cadeia produtiva industrial, a rede de comércio e serviços, a acidificação dos solos e das águas, a desertificação, o uso da biomassa têm provocado um aumento do capital natural do país.
os biomas brasileiros, devido à adoção de políticas conservacionistas, têm reduzido a pressão para a abertura de novas áreas para a produção de carne e grãos para exportação.
a conservação do patrimônio natural do Brasil deve atender exclusivamente às políticas de biodiversidade local, dissociadas do patrimônio cultural e social.
os ecossistemas brasileiros têm se transformado em biomas antropogênicos, resultantes da degradação direta e continuada, pelo ser humano, sobre a biodiversidade.