(UEL - 2007)
Com base nos conhecimentos sobre a vinda da Missão Artística Francesa ao Brasil (1816-1840), é correto afirmar:
O grupo de artistas franceses congregou esforços para fortalecer os rumos da arte colonial brasileira e desenvolver temáticas relativas ao nacionalismo, destacando, especialmente, heróis da nossa história.
Afastados da mentalidade elitista da Corte instalada no Brasil, os artistas franceses, especialmente os arquitetos como Granjean de Montigny, ressaltarão os traços populares ou nativistas das construções.
A contratação de uma missão de artistas franceses, como Nicolas Antoine Taunay e Jean Baptiste Debret, trouxe para o ambiente brasileiro as doutrinas estéticas e os conceitos artísticos de origem religiosa e barroca.
Os artistas recém-chegados eram renomados no ambiente artístico europeu e souberam moldar seus discípulos, como Araújo Porto Alegre, para um formalismo indiferente à realidade brasileira.
O prolongamento, até o período republicano, de uma expansão acadêmica da pintura, aproximou os artistas franceses e brasileiros, influenciados pelos debates ocorridos na Europa dos movimentos romântico e impressionista.