(Uel 2007) Segundo Antnio Cndido: [...] o caipira no vive como antes em equilbrio precrio, segundo os recursos do meio imediato e de uma sociabilidade de grupos segregados; vive em franco desequilbrio econmico, em face dos recursos que a tcnica moderna possibilita. [...] O desenvolvimento da economia baseada na exportao dos gneros tropicais acentuou a diferenciao dos nveis econmicos, que foram aos poucos gerando fortes distines de classe e cultura. Quando este processo avultou, o caipira ficou humanamente separado do homem da cidade, vivendo cada um o seu tipo de vida. Mas em seguida, [...] graas aos recursos modernos de comunicao, ao aumento da densidade demogrfica e generalizao das necessidades complementares, acham-se frente a frente homens do campo e da cidade, sitiantes e fazendeiros, assalariados agrcolas e operrios bruscamente reaproximados no espao geogrfico e social, participando de um universo social que desvenda dolorosamente as discrepncias econmicas e sociais. Fonte: CNDIDO, A. Os Parceiros do Rio Bonito. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1982. p. 223. De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o tema, correto afirmar:
(Uel 2007) O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, uma expressiva representao da emergncia dos movimentos sociais no final do sculo XIX, ao mostrar uma multido de trabalhadores que, determinadamente, avana para reivindicar seus direitos. Esse fenmeno de desenvolvimento das organizaes coletivas, como o movimento sindical e os partidos polticos, teve incio na Europa e Estados Unidos do sculo XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental. Qual das afirmativas abaixo corresponde s condies sociais daquele perodo?
(Uel 2007) Leia o texto a seguir: Em Locke, o contrato social é um pacto de consentimento em que os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida, à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário. Fonte: MELLO, L. I. A. John Locke e o individualismo liberal. In: WEFFORT, F. C. (Org.). Os Clássicos da Política. 3 ed. São Paulo: Ática, 1991, p. 86. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a filosofia política de Locke, assinale a afirmativa correta: