(UEL 2008) O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino ou espermatozoide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula - o zigoto. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único. (MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 18.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário, durante o período de gestação, formando a base dos testes para gravidez. II. Na primeira divisão meiótica, cada cromossomo se divide e cada metade, ou cromátide, é direcionada para um polo diferente. Assim, o número diploide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose. III. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno, através do líquido amniótico, para o sangue fetal, enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno, também através do líquido amniótico. IV. O líquido amniótico tem por função, por exemplo: agir como uma barreira contra infecções; ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião, mantendo uma temperatura relativamente constante; participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
(UEL 2008) Analise a ilustração a seguir: Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre sucessão secundária (ecológica), analise as afirmativas a seguir: I. As espécies consideradas como pioneiras germinam em locais bem iluminados, crescem rápido, vivem pouco e a árvore adulta apresenta tamanho considerado pequeno ou médio. II. As espécies consideradas secundárias iniciais podem germinar à sombra e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande. III. As espécies consideradas secundárias tardias germinam e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e o tamanho da árvore adulta é considerado médio. IV. As espécies consideradas clímax germinam à sombra e crescem em locais bem iluminados, vivem muito e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande a muito grande. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
(UEL 2008) Leia o texto a seguir: Assim como diversos outros povos, os indígenas que viviam no vale de Lluta, nonordeste do Chile, foram conquistados pelos Incas, cujo império se estendeu pela América doSul entre os séculos XIII e XVI. As mudanças culturais impostas pelos Incas provocaram oaumento de infecções parasitárias na região. Segundo alguns pesquisadores, padrões dealimentação, saneamento, higiene e densidade populacional das cidades antigas podem serdescobertos por meio do exame dos parasitas identificados nas fezes fossilizadas, tambémchamados de coprólitos [...] Anterior à conquista dos Incas no vale de Lluta, foramencontradas amostras com ovos do verme Trichuris trichiura e do parasita Hymenolepis nana.Após a invasão dos Incas foram observados ovos de Diphyllobothrium pacificum, de Trichuristrichiura e de Enterobius vermicularis. (Adaptado de: AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS - Saúde e ciências para todos.MARQUES, F. Incas tinham alta prevalência de doenças parasitárias. 2003. Disponível em:www.ocruz.org.br. Acesso em: 18 jun. 2007.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas. I. Trichuris trichiura pode parasitar o intestino grosso em humanos, se reproduz sexuadamentee os ovos são eliminados para o meio externo com as fezes, podendo contaminar alimentossólidos e líquidos. II. Enterobius vermicularis pertence à família Oxyuridae, tem alta prevalência nas crianças emidade escolar, é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivosfechados, cujo mecanismo de infecção ocorre com a ingestão de ovos. III. Hymenolepis nana é uma espécie cosmopolita, atingindo roedores, humanos e outrosprimatas cujo mecanismo mais frequente de transmissão é a ingestão de ovos presentes emalimentos contaminados e nas mãos, principalmente de pessoas que vivem em baixascondições sanitárias. IV. Enterobius vermicularis, é uma doença popularmente conhecida no Brasil como xistose,ou mal do caramujo, cuja transmissão se dá pelas cercárias que penetram maisfrequentemente nos pés e nas pernas, áreas do corpo que mais ficam em contato com águascontaminadas. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
(UEL 2008) Para entender a evolução animal, o estudo da presença do celoma é fundamental, porque indica a separação de linhagens importantes. Considerando a classificação tradicional dos animais segundo esse critério, assinale a alternativa que indica aqueles que são, respectivamente, acelomados, pseudocelomados e celomados.