Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEL 2010 | Gabarito e resoluções

1-7 de 7
Questão
2010História

(UEL) A flexibilizao das relaes trabalhistas, nos termos do neoliberalismo, chegou ao futebol brasileiro com a Lei Pel (Lei n 9.615/98), a qual suprimiu a lei do passe e permitiu ao jogador ter controle sobre sua vinculao a um ou outro clube, em regra, por meio de um procurador-empresrio. Com base no texto e nos conhecimentos sobre flexibilizao nas relaes de trabalho, considere as afirmativas a seguir. I. A flexibilizao das relaes trabalhistas no futebol profissional introduziu tambm, neste terreno, as polticas de informalizao das relaes contratuais de trabalho. II. A flexibilizao das relaes contratuais, caracterstica da Lei Pel, refora iniciativas neoliberais j presentes em outros setores da economia. III. A relao de compra e venda dos direitos sobre os atletas, em sua verso flexibilizada, acentua a tendncia ao individualismo dentro das relaes sociais burguesas. IV. O pragmatismo caracterstico da flexibilizao das relaes contratuais fortaleceu ainda mais as relaes afetivas e de identidade entre clube e atleta no futebol profissional. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010História

(UEL - 2010) Sobre a América Latina Colonial, considere as afirmativas: I. A organização do trabalho colonial na América Espanhola baseou-se na exploração da mão de obra indígena, em formas variadas de servidão (como a encomienda e a mita), e no uso, em algumas regiões, do trabalho escravo africano. II. Na organização social das colônias espanholas na América, os brancos nascidos na América constituíram os criollos, grupo que concentrou a propriedade de terra e que tinha acesso restrito às mais altas funções dirigentes nos sistemas administrativo, judiciário e militar, privativos dos brancos nascidos na Espanha. III. No processo de independência das colônias espanholas na América, prevaleceu a proposta de Simon Bolívar (Bolivarismo), na qual os interesses particulares das novas nações eram mais importantes que uma unificação artificial baseada no passado comum da colonização ibérica. IV. Na colônia francesa do Haiti, a aliança entre os escravos e a elite branca local, a favor da independência, foi vitoriosa contra o Estado francês, o que permitiu a dominação da minoria branca na ilha, depois da emancipação política. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010História

(UEL - 2010) Sobre a sociedade do século XX é correto afirmar:

Questão
2010História

(UEL - 2010) Assinale a alternativa que apresenta uma das principais razes alegadas por Harry Truman, presidente dos EUA, para justificar o uso da bomba atmica contra as cidades de Hiroshima e Nagazaki em agosto de 1945.

Questão
2010História

(UEL - 2010) Leia o texto a seguir: Em função da causa emancipatória [na América] acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário, a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando em lugar dos administradores metropolitanos que representavam o velho regime, já em franca decadência. [...] Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação. (LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989., p.71.) Sobre a crise do sistema colonial e a formação dos Estados Nacionais nas Américas anglo-hispânica e portuguesa, é correto afirmar: I. A crise do sistema colonial português teve início no século XVII quando propostas de cunho liberal defendiam o republicanismo como sistema político, e o fim da escravidão negra como base da economia. II. O pacto colonial política mercantilista que definia que as colônias só poderiam comercializar com a metrópole constituiu-se em um dos motivos que levaram a elite americana a empreender as emancipações na América espanhola. III. Na América hispânica, as revoltas políticas pela emancipação das colônias foram promovidas por camponeses e indígenas, alcançando a redistribuição das terras, liberdade e também igualdade. IV. A independência da colônia portuguesa o Brasil deu-se de forma menos conturbada, sem lutas, diferente do ocorrido nas colônias espanholas. Tal característica é perceptível pela manutenção do sistema monárquico. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010História

(UEL - 2010) Leia o texto a seguir: A partir do século XIII, foram-se definindo por uma série de batalhas algumas fronteiras da Europa que, no caso da França, da Inglaterra e da Espanha, permanecem aproximadamente as mesmas até hoje. Dentro das fronteiras foi nascendo o Estado como uma organização política centralizada, cuja figura dominante o príncipe e a burocracia em que se apoiava tomaram contornos próprios que não se confundiam com os grupos sociais mesmo os mais privilegiados, como a nobreza. Esse processo durou séculos e alcançou seu ponto decisivo entre 1450 e 1550. Também ocorreu uma expansão geográfica da Europa cristã, antecessora em outras condições da expansão marítima iniciada no século XV, pela reconquista de territórios ou a ocupação de novos espaços. A Península Ibérica foi sendo retomada dos mouros; o Mediterrâneo deixou de ser um lago árabe, onde os europeus não conseguiam sequer colocar um barquinho; os cruzados ocuparam Chipre, a Palestina, a Síria, Creta e as ilhas do Mar Egeu; no noroeste da Europa, houve expansão inglesa na direção do País de Gales, da Escócia e da Irlanda; no leste europeu, alemães e escandinavos conquistaram as terras do Báltico e as habitadas pelos eslavos. (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: USP: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1996. p. 20.) Com base no texto, considere as afirmativas a seguir: I. A península ibérica, que vivenciou a ocupação de parte de seus territórios pelos muçulmanos denominados mouros deu início ao processo de formação de seu Estado com a luta dos cristãos para a retomada dos espaços ocupados por estes habitantes de origem árabe, e que ficou conhecida como Reconquista. II. Um dos aspectos da colonização do continente recém-descoberto denominado América deveu-se à preocupação das nações espanhola e portuguesa em relação à prática religiosa dos habitantes nativos. Estas nações, católicas, empreenderam um processo de evangelização cristã para as diferentes culturas indígenas que habitavam o Novo Mundo. III. Espanhóis e portugueses, que iniciaram conjuntamente o processo de expansão marítima, acordaram que as terras do Novo Mundo deveriam ser repartidas de maneira igualitária. A Espanha, com sua superioridade científica e militar, tentou romper o acordo, levando tais nações à arbitragem do Vaticano que com a bula papal Joao XXIII deu origem à formulação do Tratado de Tordesilhas. IV. A Espanha finalizou seu processo de centralização do poder monárquico por volta do ano de 1492, quando foram expulsos os últimos habitantes árabes de seu território ainda presentes na região de Granada. A partir de então, entrou para o ciclo das grandes navegações marítimas pelo Atlântico, que já vinha sendo desenvolvido por Portugal. Assinale a alternativa correta.

Questão
2010História

(UEL - 2010) Sobre a sociedade europeia da Era Moderna é correto afirmar:

1-7 de 7