(Uel 2010) Analise o gráfico e leia o texto a seguir: “A crise econômica mundial poderá produzir um aumento considerável no número de pessoas que aumentarão as filas de desempregados, trabalhadores pobres e trabalhadores com empregos vulneráveis, afirma a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório Tendências Mundiais do Emprego. (...) o relatório assinala que o desemprego no mundo poderia aumentar em 2009 em relação a 2007 entre 18 e 30 milhões de trabalhadores e até além de 50 milhões caso a situação continue se deteriorando”(Relatório da OIT sobre as tendências mundiais de emprego para 2009. Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Brasil. Disponível em . Acessado em 25 de agosto de 2009.) Com base nos conhecimentos sobre o tema e no gráfico, é correto afirmar, que no Brasil, nos últimos dois anos período da última crise do capitalismo mencionada no texto
(UEL 2010) Observe a tabela a seguir elaborada por Pierre Bourdieu: Com base na tabela, correto afirmar:
(Uel 2010) Leia o texto a seguir: A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, no poder mais frequentar o prdio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaada por cerca de 700 alunos, no campus de So Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava. (Adaptado de: Folha de So Paulo. (Universidade particular) decide exilar Geisy em outro prdio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov. 2009.) A matria refere-se ao recente episdio, de repercusso nacional na mdia e que teve como desfecho a readmisso da aluna referida instituio, aps o posicionamento da opinio pblica. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, correto afirmar que o acontecimento citado revelou
(Uel 2010) Leia o texto a seguir: Em 1978, uma greve que parecia amalucada, organizada em menos de uma semana na fábrica de ônibus e caminhões Scania-Vabis, em São Bernardo do Campo, alastrou-se por boa parte do ABC paulista. Questionou a legislação sindical então ultrarrestritiva, ampliou o direito de greve, deixou perplexos os patrões e na defensiva a ditadura militar; construiu novos paradigmas para a ação dos sindicatos e projetou pela primeira vez o nome de Luiz Inácio da Silva, o Lula, para fora dos meios metalúrgicos. Trinta anos depois, alguns destacados militantes dessa jornada se perguntam: Acabou?. (Militantes questionam o rumo do sindicalismo 30 anos após greve de 78, Folha de São Paulo, 11 maio 2008.) Sobre o processo histórico referido no texto e com base nos conhecimentos sobre as mudanças recentes nas relações de trabalho, considere as afirmativas a seguir: I. O movimento grevista do fim da década de 1970 aumentou sua legitimidade e importância entre os trabalhadores porque atuou dentro da estrutura sindical oficial de Estado e por ser custeado pelo imposto obrigatório. II. Embora tenha ampliado o direito de greve e contestado o regime político vigente no país, as greves citadas não surtiram maiores consequências práticas, o que se verifica no distanciamento que adotaram em relação ao movimento para a redemocratização do país. III. Após as greves de 1978, o movimento sindical brasileiro conheceu grandes avanços na década de 1980, vistos pelo aumento das taxas de sindicalização em setores antes não alcançados, como trabalhadores rurais, camadas médias e funcionários públicos. IV. Trinta anos depois, devido à reestruturação produtiva e ao aumento do desemprego, as práticas sindicais dominantes tendem a uma maior aproximação com as empresas e com o Estado e ao distanciamento em relação às bases dos trabalhadores. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2010)Leia o seguinte texto de Habermas: A democracia se adapta a essa formação moderna do Estado territorial, nacional e social, equipado com uma administração efetiva. Isto porque um ente coletivo tem necessidade de se integrar, política e culturalmente, além de ser suficientemente autônomo do ponto de vista espacial, social econômico e militar.[...] Em decorrência da imigração e da segmentação cultural, as tendências subsumidas no termo globalização ameaçam a composição, mais ou menos homogênea, da população em seu âmago, ou seja, o fundamento pré-político da integração dos cidadãos. No entanto, convém salientar outro fato mais marcante ainda: o Estado, cada vez mais emaranhado nas interdependências da economia e da sociedade mundial, perde, não somente em termos de autonomia e de competência para a ação, mas também em termos de substancia democrática. (HABERMAS, J. Era das Transições.Tradução e Introdução de Flavio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, p. 106.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre democracia em Habermas, considere as afirmativas a seguir: I. A ampliação da economia além das fronteiras dos Estados nacionais revela a integração democrática dos países e, consequentemente, o fortalecimento da cidadania mundial. II. A democracia se amplia à medida que a economia e a imigração se deslocam além das fronteiras dos Estados nacionais, produzindo um intercâmbio social e cultural do ponto de vista global. III. A democracia circunscrita ao âmbito nacional goza de autonomia em segmentos significativos como a economia, a política e a cultura, porém, quando o Estado entra na fase da constelação pós-nacional, sofre uma redução no exercício democrático. IV. Do ponto de vista democrático, os Estados nacionais sofrem restrição em seu fundamento de integração social em decorrência do aumento da imigração, da segmentação cultural e, sobretudo, da ampliação da economia no plano global. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2010) Apenas 3,5% dos jovens têm acesso ao ensino superior. Diante da demanda social para ampliar os índices de acesso ao ensino superior o Estado poderia?I. expandir as vagas no setor público melhorando a infraestrutura, o número de bolsas para estudantes sem recursos suficientes e/ou que tenham mérito acadêmico.II. expandir as vagas no setor privado dando auxílio público para pessoas comprovadamente pobres, fortalecendo o mercado da educação.III. garantir as vagas em instituições estatais para a permanência de todos os estudantes, coibindo e, às vezes proibindo, o desenvolvimento de mercados livres na área da educação. Assinale a alternativa que contém os tipos de Estado que proporiam as soluções I, II e III, respectivamente:
(UEL - 2010) Texto para a prxima questo. No romance de Monteiro Lobato O Presidente Negro (1926), livro de fico sobre os EUA, o personagem principal v o futuro, o sculo XXI, ano de 2228, atravs de um porviroscpio, e tece algumas consideraes sobre o estgio do choque das raas naquele contexto. [] At essa poca a populao negra representava um sexto da populao total do pas. A predominncia do branco era pois esmagadora e de molde a no arrastar o americano a ver no negro um perigo srio. Mas com o proibicionismo coincidiu o surto das idias eugensticas de Francis Galton. As elites pensantes convenceram-se de que a restrio da natalidade se impunha por 1001 razes, resumveis no velho trusmo: qualidade vale mais que quantidade. [] Os brancos entraram a primar em qualidade, enquanto os negros persistiam em avultar em quantidade. [] Mais tarde, quando a eugenia venceu em toda a linha e se criou o Ministrio da Seleo Artificial, o surto negro j era imenso. [] (Felizmente), muito cedo chegou o americano concluso de que os males do mundo vinham dos trs pesos mortos que sobrecarregam a sociedade o vadio, o doente e o pobre. Em vez de combater esses pesos mortos por meio do castigo, do remdio e da esmola, como se faz hoje, adotou soluo mais inteligente: suprimi-los. A eugenia deu cabo do primeiro, a higiene do segundo e a eficincia do ltimo (LOBATO, M. O Presidente Negro. So Paulo: Globo, 2008, p.97 e p.117, grifos do autor) Constituem exemplos de polticas eugensticas promovidas como poltica oficial de Estado: I. O apartheid na frica do Sul, em vigor at o incio dos anos de 1990. II. As aes dos cidados comuns da Ku-Klux-Klan nos Estados Unidos, sobretudo nos anos 1960, com o crescimento do movimento dos direitos civis em defesa da raa branca. III. A implantao dos campos de concentrao na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. IV. O movimento Anau no Brasil, promovido por Plnio Salgado e base das milcias integralistas criadas por Getlio Vargas. Assinale a alternativa correta.