(Uel 2014) Leia o texto a seguir.Kant, mesmo que restrito à cidade de Königsberg, acompanhou os desdobramentos das Revoluções Americana e Francesa e foi levado a refletir sobre as convulsões da história mundial. Às incertezas da Europa plebeia, individualista e provinciana, contrapôs algumas certezas da razão capazes de restabelecer, ao menos no pensamento, a sociabilidade e a paz entre as nações com vista à constituição de uma federação de povos – sociedade cosmopolita.(Adaptado de: ANDRADE, R. C. “Kant: a liberdade, o indivíduo e a república”. In: WEFORT, F. C. (Org.). Clássicos da política. v.2. São Paulo: Ática, 2003. p.49-50.) Com base nos conhecimentos sobre a Filosofia Política de Kant, assinale a alternativa correta.
(Uel 2014) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Observe a figura a seguir e responda à(s). A figura mostra Atenas na atualidade. Observam-se as ruínas da Acrópolis – onde ficavam os templos como o Parthenon –, o Teatro de Dionísio e a Asthy – com a Ágora (Mercado/Praça Pública) e as casas dos moradores. Sobre a relação entre a organização da cidade de Atenas, a ideia de polis e o aparecimento da filosofia na Grécia Clássica, considere as afirmativas a seguir. I. A filosofia surgiu simultaneamente à cidade-Estado, ambiente em que predominava o discurso público baseado na troca de opiniões e no desenvolvimento da argumentação.II. A filosofia afastava-se das preocupações imediatas da aparência sensível e voltava-se para as questões do espírito.III. O discurso proferido pelo filósofo era dirigido a pequenos grupos, o que o distanciava da vida pública.IV. O discurso da filosofia no contexto da polis restringia-se ao mesmo tipo de discurso dos guerreiros e dos políticos ao desejar convencer em vez de proferir a verdade. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2014) Leia o texto a seguir. Por Nossa Senhora, meu sertão querido Vivo arrependido por ter te deixado Esta nova vida aqui na cidade De tanta saudades, eu tenho chorado Aqui tem alguém, diz que me quer bem Mas não me convém, eu tenho pensado Eu fico com pena, mas essa morena Não sabe o sistema que eu fui criado Tô aqui cantando, de longe escutando Alguém está chorando com o rádio ligado (Adaptado de: Belmonte e Goiá. Saudades da Minha Terra.) Com base no texto e nos conhecimentos socioantropológicos acerca das identidades culturais, considere as afirmativas a seguir. I. Por serem construções individuais, as identidades se dissolvem e desaparecem em contextos socioespaciais diferentes. II. A resistência do homem do campo à cidade está ligada às dificuldades que enfrenta para conviver em espaços onde existem instituições a serem seguidas. III. A dinâmica social da cidade é mais fluida, sendo, contudo, insuficiente para suprimir a memória coletiva do migrante. IV. O deslocamento do homem rural para as cidades exige a reelaboração de normas e valores de comportamento. Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2014) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Observe a figura a seguir e responda (s) questo(es) seguinte(s). Leia o texto a seguir. Descartes, na segunda parte do Discurso do Mtodo, apresenta uma crtica s cidades antigas por serem caticas. Tais cidades, por terem sido no incio pequenos burgos e havendo se transformado, ao longo do tempo, em grandes centros, so comumente mal calculadas. Suas ruas curvas e desiguais foram obra do acaso e no uma disposio da vontade de alguns homens que se utilizaram da razo. (Adaptado de: DESCARTES, R. Discurso do Mtodo. So Paulo: Nova Cultural, 1999. p.43-44. (Coleo Os Pensadores.)) Com base no texto, nos conhecimentos sobre o racionalismo cartesiano e sobre uma possvel relao com o tema do planejamento e da construo das cidades, assinale a alternativa correta.
(UEL - 2014) Leia o texto a seguir. A Repblica de Veneza e o Ducado de Milo ao norte, o reino de Npoles ao sul, os Estados papais e a repblica de Florena no centro formavam ao final do sculo XV o que se pode chamar de mosaico da Itlia sujeita a constantes invases estrangeiras e conflitos internos. Nesse cenrio, o florentino Maquiavel desenvolveu reflexes sobre como aplacar o caos e instaurar a ordem necessria para a unificao e a regenerao da Itlia. (Adaptado de: SADEK, M. T. Nicolau Maquiavel: o cidado sem fortuna, o intelectual de virt. In: WEFORT, F. C. (Org.). Clssicos da poltica. v.1. So Paulo: tica, 2003. p.11-24.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia poltica de Maquiavel, assinale a alternativa correta.
(UEL - 2014) A Repblica de Plato consiste na busca racional de uma cidade ideal. Sua inteno pensar a poltica para alm do horizonte da decadncia da cidade-Estado no sculo de Pricles. O esquema a seguir mostra como se organizam as classes, segundo essa proposta. Com base na obra de Plato e no esquema, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s afirmativas a seguir. ( ) As trs imagens do Bem na cidade justa de Plato, o Anel de Giges, a Imagem da Linha e a da Caverna, correspondem, respectivamente, organizao das trs classes da Repblica. ( ) Na cidade imaginria de Plato, em todas as classes se contestam a famlia nuclear e a propriedade privada, fatores indispensveis constituio de uma comunidade ideal. ( ) Na cidade platnica, dever do filsofo supri-la materialmente com bens durveis e alimentos, bem como ser responsvel pela sua defesa. ( ) O conceito de justia na cidade platnica estende-se do plano poltico tripartio da alma, o que significa que h justia na Repblica mesmo havendo classes e diferenas entre elas. ( ) O filsofo, pertencente classe dos magistrados, aquele cuja tarefa consiste em apresentar a ideia do Bem e ordenar os diferentes elementos das classes, produzindo a sua harmonia. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.
(Uel 2014) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe a figura a seguir e responda à(s). A figura mostra Atenas na atualidade. Observam-se as ruínas da Acrópolis onde ficavam os templos como o Parthenon , o Teatro de Dionísio e a Asthy com a Ágora (Mercado/Praça Pública) e as casas dos moradores. Leia o texto a seguir. Para Aristóteles, a boa convivência entre os habitantes da cidade ideal não seria nunca obtida com a mera apathia (ausência de paixões) platônica, mas somente através de uma boa medida entre razão e afetividade. Enfim, a arte não apenas é capaz de nos trazer saber, ela tem também uma função edificante e pedagógica. (FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004, p.123.) Com base na figura, no texto, nos conhecimentos sobre Aristóteles e na ideia de que os espaços do Teatro, da Ágora, dos Templos na cidade de Atenas foram imprescindíveis para a vocação formativa da arte na Grécia Clássica, considere as afirmativas a seguir. I. A catarse propiciada pelas obras teatrais trágicas apresentadas na cidade grega operava uma transformação das emoções e tornava possível que os cidadãos se purificassem e saíssem mais elevados dos espetáculos. II. A obra poética educava e instruía o cidadão da cidade grega, e isso acontecia por consequência da satisfação que este sentia ao imitar os atos dos grandes heróis que eram encenados no teatro. III. O poeta demonstrava o universal como possível ao criar modelos de situações exemplares, que permitem fortalecer o sentimento de comunidade. IV. O belo nas diversas artes, como nos poemas épicos, na tragédia e na comédia, desvinculava--se dos laços morais e sociais existentes na polis, projetando-se em um mundo idealizado. Assinale a alternativa correta.