(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como água-viva imortal. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um biólogo marinho alemão. Sommer manteve espécimes de Turritopsis dohrnii no laboratório e, após vários dias, notou que os animais estavam se comportando de uma maneira muito peculiar... eles se recusavam a morrer. Aparentemente, eles estavam revertendo o envelhecimento e rejuvenescendo progressivamente, até alcançarem seu estágio inicial de desenvolvimento, ponto em que novamente iniciavam seu ciclo de vida. Em 1996, os cientistas descreveram como a espécie pode se transformar novamente em um pólipo a partir da fase de medusa. Um dos cientistas comparou a água-viva a uma borboleta que pudesse novamente se tornar uma lagarta. Hoje sabemos que o rejuvenescimento de Turritopsis dohrnii é desencadeado por estresse ambiental ou agressão física. Essas descobertas apareceram para desbancar a lei mais fundamental da natureza você nasce e então você morre. (Adaptado de: RICH, N. Can a Jellyfish Unlock the Secret of Immortality? The New York Times. nov. 2012. Disponível em: http://www.nytimes.com/2012/12/02/magazine/can-a-jellyfish-unlock-the-secretof-immortality.html?pagewanted=all_r=0. Acesso em: 18 jun. 2014.) O esquema ao lado ilustra o ciclo de vida de uma água-viva. a) Utilizando as letras do esquema, determine as etapas que podem se reverter em situações de estresse ambiental durante a vida de um indivíduo de Turritopsis dohrnii e justifique usando as informações do texto. b) Embora, entre os animais, o ciclo de vida ilustrado ocorra apenas no filo Cnidaria, entre os vegetais, como os musgos (Bryophyta), um tipo de ciclo de vida semelhante a este é comum. Entre os cnidários e os musgos, existem diferenças marcantes em relação ao teor cromossômico das células em cada fase dos ciclos e, também, em relação ao tipo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Explique essas diferenças.
(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Não tem jeito de alimentar as pessoas sem fixar quantidades enormes de nitrogênio da atmosfera, e esse nitrogênio está, no momento, aplicado a plantas de cultivo de forma muito ineficiente, explicou Paul Falcowski, membro de uma equipe de estudos da Universidade de Rutgers, em New Jersey. Muitos dos fertilizantes a base de nitrogênio que são usados mundialmente são mal aplicados. Como resultado, cerca de 60% do nitrogênio presente nos fertilizantes não chega a ser incorporado pelas plantas, ficando livre para escorrer além das zonas de raízes e então poluir rios, lagos, aquíferos e áreas costeiras, levando à eutrofização, afirmam outros pesquisadores. (Adaptado de: . Acesso em: 7 jun. 2014.) a) Quais são as etapas e a consequência do processo de eutrofização dos ambientes aquáticos mencionados no texto? b) Embora existam consequências negativas graves para o meio ambiente, decorrentes das atividades humanas relacionadas à fixação e à utilização do nitrogênio, este elemento é essencial à vida. Determine as classes de moléculas orgânicas que são sintetizadas pelas plantas a partir dos produtos da fixação do nitrogênio.
(UEL 2015 - 2a fase) Em um pequeno brejo, existe uma população de sapos de coloração marrom ou verde. Um pesquisador analisou diferentes cruzamentos entre esses anfíbios e descobriu que a coloração é controlada por um único gene com dois alelos. Os esquemas a seguir, representados pelas letras A, B e C, mostram os resultados de três dos diferentes cruzamentos realizados por esse pesquisador. a) Com base nos resultados dos cruzamentos ilustrados nos esquemas, identifique o caráter recessivo e explique qual dos três esquemas permite essa conclusão. b) Nesse mesmo brejo, descobriu-se que a frequência de sapos marrons é de 4%. Se for considerado que essa população segue o modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg, qual será a porcentagem de sapos heterozigotos? Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados.
(UEL 2015) Leia a tirinha e o texto a seguir. Antes do sculo XVIII, as especulaes sobre a origem das espcies baseavam-se emmitologia e supersties e no em algo semelhante a uma teoria cientfica testvel. Os mitos decriao postulavam que o mundo permanecera constante aps sua criao. No entanto,algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa histria de mudanasconstantes e irreversveis. Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princpios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99. De acordo com a ilustrao, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos,assinale a alternativa correta.
(UEL 2015) Analise a figura a seguir. Os fisiologistas Barreto e Oliveira (2004) identificam, na obra Criao de Michelangelo, o contorno do formato do crebro humano. O crebro e a medula espinhal so centros nervosos. BARRETO, G.; OLIVEIRA, M. G. A Arte Secreta de Michelangelo. So Paulo: ARX, 2004. Considerando a origem do impulso nervoso no arco-reflexo, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o percurso da conduo nos neurnios sensorial e motor.
(UEL 2015) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuemcaracterísticas adaptativas que permitiram a conquista do ambiente terrestre com maiseficiência que o grupo das briófitas. Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitasno ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir. I. A predominância da fase esporofítica. II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema. III. O desenvolvimento de rizoides para fixação. IV. O surgimento dos esporos para reprodução. Assinale a alternativa correta.
(Uel 2015) O aparecimento de ovos com casca foi uma evoluo adaptativa dos rpteis para a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos cordados. Alm do ovo com casca, h outras adaptaes que permitiram que os rpteis pudessem sobreviver no ambiente terrestre quando comparadas com as adaptaes dos anfbios. Portanto, h adaptaes que surgem nos anfbios e permanecem nos rpteis e h adaptaes que tm sua origem pela primeira vez nesse grupo. Sobre as caractersticas adaptativas associadas conquista do ambiente terrestre que surgiram pela primeira vez nos rpteis, considere as afirmativas a seguir. I. Pernas locomotoras e respirao pulmonar. II. Ectotermia e dupla circulao. III. Queratinizao da pele e cido rico como excreta nitrogenado. IV. Ovo amniota e desenvolvimento direto. Assinale a alternativa correta.
(UEL 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em diviso celular, no valem as regras matemticas: para uma clula dividirsignifica duplicar. A clula se divide ao meio, mas antes duplica o programa gentico localizadoem seus cromossomos. Isso permite que cada uma das clulas filhasreconstitua tudo o que foidividido no processo. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia . v.1. So Paulo: Moderna, 1994. p.203. Considerando uma clula haploide com 8 cromossomos (n=8) assinale a alternativa queapresenta, corretamente, a constituio cromossmica dessa clula em diviso na fase demetfase da mitose.
(UEL 2015) De acordo com a hiptese heterotrfica, o primeiro ser vivo do planeta Terra obtinha energia para seu metabolismo por meio de um processo adequado s condies existentes na atmosfera primitiva. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sequncia ordenada dos processos energticos, desde o surgimento do primeiro ser vivo do planeta.
(Uel 2015) Ambientes dulccolas e marinhos possuem condies fsico-qumicas distintas que influenciaram a seleo natural para dar origem, respectivamente, aos peixes de gua doce e aos peixes de gua salgada, os quais possuem adaptaes fisiolgicas para sobreviverem no ambiente em que surgiram. Considerando a regulao da concentrao hidrossalina para a manuteno do metabolismo desses peixes, pode-se afirmar que os peixes de gua doce eliminam __________ quantidade de urina __________ em comparao com os peixes marinhos, que eliminam __________ quantidade de urina __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.
(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. O Papilomavírus Humano, ou HPV, é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo do útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. O vírus do HPV é transmitido por meio de relação sexual pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. (Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) a) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, explique por que a vacinação contra o HPV não substitui a realização de exames preventivos nem o uso do preservativo nas relações sexuais. b) Explique como uma vacina é produzida e descreva as alterações que ela provoca no sistema imunológico de uma pessoa.