Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEL 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 48chevron right center
Questão 1
2016Biologia

(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Celulose fabricada em laboratório O feito é de uma equipe de químicos japoneses da Universidade de Kyoto. Eles conseguiram, pela primeira vez, sintetizar em laboratório o polímero natural mais abundante do planeta, a celulose. Existem mais de cinquenta polímeros de glicose. O modo como a interligação é feita dá à celulose propriedades especiais. Na natureza, ela é o componente das células das plantas. Os químicos estão animados. A celulose sintética pode se tornar uma importante matéria-prima para anticoagulantes e remédios que atacam tumores causados por vírus. (Adaptado de: http://super.abril.com.br/ciencia/celulose-fabricada-laboratorio-436544.shtml. Acesso em: 30 abr. 2015.) Com base no texto e nas características da celulose, responda aos itens a seguir. a) Em qual estrutura das células vegetais esse polímero sintetizado em laboratório pode ser encontrado? Qual a sua função nessa estrutura? b) Tanto polímeros naturais quanto sintéticos têm propriedades estruturais semelhantes. Explique o que é um polímero e cite dois exemplos de polímeros encontrados nos seres vivos.

Questão 2
2016Biologia

(UEL 2016 - 2a fase) Hormônios são substâncias produzidas por um determinado grupo de células ou tecidos e estimularão, inibirão ou modificarão a resposta fisiológica e o desenvolvimento de outras regiões do próprio organismo. Nas plantas, eles também são chamados de fitormônios e participam de diferentes fases do desenvolvimento vegetal. Sobre os fitormônios, responda aos itens a seguir. a) Muitas espécies de plantas ornamentais e frutíferas são podadas entre as estações reprodutivas. Que tipo de resposta fitormonal essa poda costuma desencadear e qual a sua consequência? b) Quais são os efeitos do fitormônio etileno?

Questão 3
2016Biologia

(UEL 2016 - 2a fase) Além do transporte de gases, a circulação sanguínea transporta outros solutos, calor e nutrientes. Cada classe de vertebrados tem um tipo muito uniforme de circulação, mas as diferenças entre as classes são substanciais, principalmente quando se comparam os vertebrados aquáticos com os terrestres. As figuras a seguir representam dois tipos de circulação sanguínea observados em vertebrados. A letra V representa os ventrículos e a letra A representa os átrios. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. Com base na figura e nos conhecimentos sobre circulação sanguínea, responda aos itens a seguir. a) Que órgãos são representados pelos números 1 e 2? Cite uma classe animal à qual pode pertencer o organismo X e outra à qual pode pertencer o organismo Y. b) Que vantagens apresenta a circulação dupla completa, no organismo Y, em relação à circulação encontrada no organismo X?

Questão 3
2016Química

(UEL 2016 - 2a fase) A gasolina é constituída por uma mistura de compostos de carbono, predominantemente por alcanos. O ponto de ebulição desses compostos aumenta, proporcionalmente, com o aumento do número de átomos de carbono presentes nas respectivas estruturas. Entretanto, a presença de ramificações em estruturas de alcanos contendo o mesmo número de átomos de carbono promove diminuição do ponto de ebulição. De acordo com essas considerações, responda aos itens a seguir. a) Disponha os alcanos, a seguir em ordem crescente de ponto de ebulição, usando os números de I a V. (I) 2-metil-hexano (II) heptano (III) 3,3-dimetilpentano (IV) hexano (V) 2-metilpentano b) Quantos isômeros estruturais possui o hexano? Represente a fórmula estrutural completa para cada isômero estrutural.

Questão 4
2016Química

(UEL 2016 - 2a fase) Em uma aula de laboratório de química, os estudantes juntamente com o professor realizaram experimentos com o objetivo de investigar a quantidade de gás carbônico (CO2) presente no refrigerante. Cada grupo de estudantes recebeu uma lata de refrigerante de cola do tipo normal e fechada, e iniciou-se a experimentação, provocando a liberação de todo o gás contido no refrigerante. Como o processo é realizado por meio de pesagem por diferença, antes de abrir a lata e após a eliminação do gás, alguns cuidados foram tomados, a fim de minimizar os erros experimentais. O quadro a seguir apresenta os valores de massa obtidos pelos estudantes durante o procedimento experimental. a) Considerando que a massa molar do CO2 = 44 g/mol, que a equação dos gases ideais é dada pela fórmula PV = n  R  T , que a constante dos gases ideais é igual a 0; 082 atm.dm3/mol.K e que o quadro apresenta os dados obtidos experimentalmente pelos estudantes, qual o volume, em litros, que a massa de CO2 contida na bebida ocuparia a uma temperatura ambiente de 25C e pressão de 1 atm? b) Se a quantidade de CO2 = 44 g/mol fosse armazenada em um recipiente fechado e introduzido 1,44 g de gás oxigênio através de um orifício, mantendo pressão a 1 atm e temperatura a 298 K, qual seria a pressão parcial do CO2 (em atm) nessa mistura?

Questão 4
2016Biologia

(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto a seguir. De origem africana, o vírus Chikungunya (ou VCHIK) chegou recentemente às Américas, incluindo o Brasil. Em nosso país, ele poderá se tornar um caso sério de saúde pública porque pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, por apresentar um elevado número de vírus no sangue na fase aguda da doença e pela falta de imunidade da população brasileira. O genoma desse vírus é composto de uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) de cadeia simples. Assim que invade o citoplasma da célula hospedeira, esse RNA costuma servir de molde para a síntese das proteínas responsáveis pela sua replicação e pela formação do seu envoltório viral. Ao contrário dos retrovírus, como o HIV, ele não produz transcriptase reversa. Além disso, este tipo de vírus costuma apresentar alta taxa de erros em sua replicação, o que aumenta a chance de que algumas de suas variantes se adaptem a novas condições ambientais. (Adaptado de: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2015/325/virus-chikungunya-uma-nova-ameaca. Acesso em: 31 ago. 2015.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre genética e evolução, responda aos itens a seguir. a) O esquema a seguir é uma representação simplificada de como a maioria dos organismos vivos da Terra, como bactérias, eucariotos, retrovírus etc., se replicam e expressam a informação genética. Reproduza o esquema incluindo as informações referentes à forma de replicação e à expressão gênica dos vírus semelhantes ao Chikungunya. b) Dentro da teoria evolutiva moderna, de que forma a mutação contribui para o processo evolucionário?

Questão
2016Geografia

(UEL 2016) Leia o texto a seguir. Uma enorme quantidade de rejeitos minerais, que formam uma espessa lama com elementos químicos nocivos à saúde, desceu por 2,8 quilômetros até atingir parte do pequeno distrito de Bento Rodrigues, em Mariana-MG. As barragens do Fundão e Santarém fazem parte da Mina de Germano, que pertence a Samarco. A barragem Santarém, de menor porte, rompeu primeiro e sobrecarregou a do Fundão, que gerou a avalanche de lama e rejeitos. (Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.) Sabendo-se que o desastre de Mariana afetou não só o rio Doce como também o litoral do Espírito Santo, indique quatro impactos causados por esse evento.

Questão
2016Geografia

(Uel 2016) O aumento populacional acentuado, aps a Segunda Guerra Mundial, despertou a preocupao no mundo cientfico, principalmente com a questo da alimentao dessa populao, o que geraria o caos em um futuro prximo. Dessa forma, vrias teorias demogrficas foram formuladas, como a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista. Em relao a essas teorias, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s afirmativas a seguir. ( ) Na teoria malthusiana, os casamentos deveriam ser cada vez mais tardios e condicionados capacidade econmica para sustentar as famlias; a relao sexual seria praticada exclusivamente com fins de procriao. ( ) Na teoria malthusiana, h a pregao de um alerta para os riscos ambientais decorrentes do crescimento exagerado da populao, a qual exercer cada vez mais presso sobre os recursos naturais, particularmente nos ecossistemas equatoriais e tropicais, colocando em prtica a ideia de desenvolvimento sustentvel. ( ) Na teoria neomalthusiana, houve defesa de programas rgidos e oficiais de controle de natalidade, os quais foram chamados de planejamento familiar. Por meio de campanhas, que perduram at os dias atuais, os governantes incentivaram o uso de mtodos contraceptivos. ( ) Na teoria reformista, houve a sustentao de que a populao cresce em progresso geomtrica e a produo de alimentos cresce em progresso aritmtica; dessa forma, a humanidade estaria condenada a um grande ciclo de misria devido falta de alimentos para todos. ( ) Na teoria reformista, as famlias dos pases subdesenvolvidos iriam aderir espontaneamente ao controle de natalidade devido elevao dos nveis educacionais e da qualidade de vida decorrentes de transformaes socioeconmicas. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.

Questão
2016Geografia

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe a figura a seguir e responda àquestão. Em 2000, o artista Eduardo Kac, carioca radicado nos Estados Unidos, criou GFP Bunny, um coelho geneticamente modificado que brilha em presença de luz azul graças à Proteína Fluorescente (GFP) inserida em seu DNA. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=263sid=19. Acesso em: 21 maio 2015. (Uel 2016) Leia o texto a seguir. A intensidade de risco é certamente o elemento básico e ameaçador das circunstâncias em que vivemos hoje. A possibilidade de guerra nuclear, calamidade ecológica, problemas ambientais, explosão populacional incontrolável, crises financeiras mundiais, guerras preventivas, terrorismo e outras catástrofes globais potenciais fornecem um horizonte inquietante de perigos para todos. Como Ulrich Beck comentou, riscos globalizados deste tipo não respeitam divisões entre ricos e pobres. O fato de que Chernobyl está em toda parte explica claramente o fim das fronteiras entre os que são privilegiados e os que não são. A intensidade de certos tipos de risco transcende todos os diferenciais sociais e econômicos. (Adaptado de: GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1991. p.127-128.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade de risco na atual modernidade, considere as afirmativas a seguir. I. Nas sociedades e nações guiadas por uma economia de desenvolvimento científico-tecnológico, o debate sobre as lutas de classes é substituído pela preocupação do gerenciamento dos riscos ambientais globais, que ultrapassam as fronteiras dos estados nacionais. II. Nas sociedades atuais, com o aprofundamento da modernidade, desencaixam-se as instituições e os sistemas sociais que garantiam a segurança e a ordem, fragilizam-se os pilares do Estado de bem-estar social e criam-se ambientes de risco global. III. Os riscos globais, originados pelas crises ambientais, reduzem a reflexividade e as oportunidades de criação de organizações coletivas que demonstram a falibilidade da ciência, a exemplo dos movimentos que politizam a questão do meio ambiente e da ecologia. IV. As sociedades em desenvolvimento protegem-se das ameaças e dos perigos provocados pela alta intensidade de riscos globais, devido à distância dos conflitos entre as nações centrais mais desenvolvidas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Geografia

(Uel 2016) O aumento populacional acentuado, após a Segunda Guerra Mundial, despertou a preocupação no mundo científico, principalmente com a questão da alimentação dessa população, o que geraria o caos em um futuro próximo. Dessa forma, várias teorias demográficas foram formuladas, como a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista. Em relação a essas teorias, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Na teoria malthusiana, os casamentos deveriam ser cada vez mais tardios e condicionados à capacidade econômica para sustentar as famílias; a relação sexual seria praticada exclusivamente com fins de procriação. ( ) Na teoria malthusiana, há a pregação de um alerta para os riscos ambientais decorrentes do crescimento exagerado da população, a qual exercerá cada vez mais pressão sobre os recursos naturais, particularmente nos ecossistemas equatoriais e tropicais, colocando em prática a ideia de desenvolvimento sustentável. ( ) Na teoria neomalthusiana, houve defesa de programas rígidos e oficiais de controle de natalidade, os quais foram chamados de planejamento familiar. Por meio de campanhas, que perduram até os dias atuais, os governantes incentivaram o uso de métodos contraceptivos. ( ) Na teoria reformista, houve a sustentação de que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética; dessa forma, a humanidade estaria condenada a um grande ciclo de miséria devido à falta de alimentos para todos. ( ) Na teoria reformista, as famílias dos países subdesenvolvidos iriam aderir espontaneamente ao controle de natalidade devido à elevação dos níveis educacionais e da qualidade de vida decorrentes de transformações socioeconômicas. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Questão
2016Química

(Uel 2016) Leia o texto a seguir e responda à(s) questão(ões). A sociedade contemporânea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustração de, muitas vezes, não saber distinguir entre catástrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relação que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da técnica, da ciência e daindústria passam a ser questionados a partir de desastres contemporâneos como AIDS,Chernobyl, aquecimento global, contaminação da água e de alimentos pelos agrotóxicos, entre outros. (Adaptado de: LIMA, M. L. M. A ciência, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.) A sociedade contemporânea tem experimentado avanços significativos na área de nanotecnologia com benefícios na saúde, na agricultura, na indústria, nos esportes. Entre os materiais nanoestruturados amplamente utilizados, encontram-se os nanotubos de carbono, uma forma alotrópica do carbono. Por outro lado, há evidências de que o descarte inadequado desses materiais em corpos dágua causa problemas de contaminação ambiental e de saúde pública. Estudos apontam que os nanotubos de carbono potencializam a toxicidade de metais pesados. Em um experimento, um peixe com massa de 2,0 kg foi tratado, em um tanque com capacidade de 500 L, com ração contaminada com nanotubos de carbono e 10,0 mgde chumbo. Sabe-se que, na ausência de nanotubos de carbono, a absorção de chumbo pelo peixe é de 1,0 mg. Supondo que, na presença de nanotubos de carbono, a absorção de chumbo represente 60% de sua massa total adicionada à ração, assinale a alternativa que representa, correta e aproximadamente, o número de átomos de chumbo absorvidos por grama de peixe. Dados: constante de Avogadro: 6,02.1023/mol; Massa molar do chumbo: 207,2 g/mol

Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) A pera-bal Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia, de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condies dessa classe social na derrocada da ordem democrtica com a ascenso do nazismo na Alemanha, por meio da personagem Anna, que em sete anos v todos os seus sonhos de ascenso social rurem. A obra expressa a viso marxista na chamada doutrina das classes. Em relao doutrina social marxista, assinale a alternativa correta.

Questão
2016Sociologia

(Uel 2016) Leia o texto a seguir. Inevitavelmente, nós consideramos a sociedade um lugar de conspiração, que engole o irmão que muitas de nós temos razões de respeitar na vida privada, e impõe em seu lugar um macho monstruoso, de voz tonitruante, de pulso rude, que, de forma pueril, inscreve no chão signos em giz, místicas linhas de demarcação, entre as quais os seres humanos ficam fixados, rígidos, separados, artificiais. Lugares em que, ornado de ouro ou de púrpura, enfeitado de plumas como um selvagem, ele realiza seus ritos místicos e usufrui dos prazeres suspeitos do poder e da dominação, enquanto nós, suas mulheres, nos vemos fechadas na casa da família, sem que nos seja dado participar de nenhuma das numerosas sociedades de que se compõe a sociedade. WOOLF, V. Trois Guinées. Paris: Éditions des Femmes, 1997. p.200. apud Bourdieu, P. A Dominação Masculina. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. p.4. Em sua obra, Virginia Woolf reflete sobre a condição social das mulheres. Tal condição foi historicamente abordada com base no pensamento binário, a exemplo da díade masculino-feminino, também presente na oposição entre ordem e caos, o que pode ser encontrado em diferentes culturas e no pensamento científico. O binarismo, no entanto, é uma forma de racionalização da vida social criticada por diferentes correntes teóricas. Com base no texto e nos conhecimentos sobre as críticas ao pensamento binário aplicado às explicações das relações sociais de gênero, considere as afirmativas a seguir. Nesse trecho, Virginia Woolf invoca o paradigma do construtivismo social e entende que os posicionamentos sociais das mulheres e dos homens são fruto de forças sociais que tendem a transcender as vontades individuais e a gerar opressões. Para Virginia Woolf, as separações entre o mundo dos homens e o mundo das mulheres são intransponíveis, havendo correspondência real entre as representações sociais e as práticas dos sujeitos empreendidas na experiência concreta. As evidências de que diferentes sociedades atribuem posição de domínio ao masculino fornecem a comprovação de que os valores culturais são determinados pelas diferenças biológicas entre os sexos, o que se expressa em uma cultura universal. Pelos exemplos históricos conhecidos, os esquemas binários de representação do masculino e do feminino produzem hierarquias entre esses dois termos, de modo a reservar um status superior aos atributos classificados como masculinos. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016Matemática

(UEL 2016) Leia o texto a seguir. O movimento Free Hugs começou em 2001 com um único indivíduo, em Sidney, Austrália, conhecido pelo pseudônimo de Juan Mann. Ao se ver em situação desconfortável, com vários problemas pessoais e familiares, Mann decidiu sair sozinho, caminhando pelas ruas e oferecendo abraços às pessoas em lugares públicos como um gesto hipoteticamente neutro e sem interesses. Ele usava um cartaz de papelão nas mãos com a mensagem Free Hugs para oferecer abraços a desconhecidos. Nos dias de hoje, várias vezes ao ano e em diferentes cidades no mundo, agentes voluntários saem, sozinhos ou em grupos organizados, pelas ruas, repetindo a ação inicial de Mann para propor a troca de abraços com desconhecidos. (Adaptado de: MARTINS, F. G. P.; GUSHIKEN, Y. Free Hugs: dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana. Comunicação, mídia e consumo. ano 9. v.9. n.24. maio 2012. p.179-198.) Em um determinado dia, uma apresentadora de um programa de TV, após exibir reportagem sobre o movimento Free Hugs, propôs aos espectadores da plateia que saudassem a todos os demais (uns aos outros) com um abraço. Considere que: todos aceitaram o abraço; os abraços ocorreram apenas entre pessoas da plateia; cada abraço envolveu apenas duas pessoas; duas pessoas se abraçaram apenas uma vez; quando terminaram as saudações, o total de abraços foi de 496. Quantas pessoas formavam a plateia do programa naquele dia? Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados na resolução desta questão.

Questão
2016Física

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto a seguir e responda àquestão. Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem, causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social, econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc. (Disponível em: www.inpe.br. Acesso em: 20 maio 2015.) É possível relacionar o caos de um desastre natural com o fenômeno de um terremoto. O sismógrafo vertical, representado na imagem a seguir, é um dos modelos utilizados para medir a intensidade dos tremores. A massa que está na ponta da haste tem 100g e o comprimento da haste, da ponta até o pivô de articulação, é de 20 cm. Durante um tremor, a haste se move para baixo e isso causa um deslocamento de entre a sua posição de equilíbrio e a nova posição. Considerando que assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a energia despendida no processo.

1-15 de 48chevron right center