(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Celulose fabricada em laboratório O feito é de uma equipe de químicos japoneses da Universidade de Kyoto. Eles conseguiram, pela primeira vez, sintetizar em laboratório o polímero natural mais abundante do planeta, a celulose. Existem mais de cinquenta polímeros de glicose. O modo como a interligação é feita dá à celulose propriedades especiais. Na natureza, ela é o componente das células das plantas. Os químicos estão animados. A celulose sintética pode se tornar uma importante matéria-prima para anticoagulantes e remédios que atacam tumores causados por vírus. (Adaptado de: http://super.abril.com.br/ciencia/celulose-fabricada-laboratorio-436544.shtml. Acesso em: 30 abr. 2015.) Com base no texto e nas características da celulose, responda aos itens a seguir. a) Em qual estrutura das células vegetais esse polímero sintetizado em laboratório pode ser encontrado? Qual a sua função nessa estrutura? b) Tanto polímeros naturais quanto sintéticos têm propriedades estruturais semelhantes. Explique o que é um polímero e cite dois exemplos de polímeros encontrados nos seres vivos.
(UEL 2016 - 2a fase) Hormônios são substâncias produzidas por um determinado grupo de células ou tecidos e estimularão, inibirão ou modificarão a resposta fisiológica e o desenvolvimento de outras regiões do próprio organismo. Nas plantas, eles também são chamados de fitormônios e participam de diferentes fases do desenvolvimento vegetal. Sobre os fitormônios, responda aos itens a seguir. a) Muitas espécies de plantas ornamentais e frutíferas são podadas entre as estações reprodutivas. Que tipo de resposta fitormonal essa poda costuma desencadear e qual a sua consequência? b) Quais são os efeitos do fitormônio etileno?
(UEL 2016 - 2a fase) Além do transporte de gases, a circulação sanguínea transporta outros solutos, calor e nutrientes. Cada classe de vertebrados tem um tipo muito uniforme de circulação, mas as diferenças entre as classes são substanciais, principalmente quando se comparam os vertebrados aquáticos com os terrestres. As figuras a seguir representam dois tipos de circulação sanguínea observados em vertebrados. A letra V representa os ventrículos e a letra A representa os átrios. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. Com base na figura e nos conhecimentos sobre circulação sanguínea, responda aos itens a seguir. a) Que órgãos são representados pelos números 1 e 2? Cite uma classe animal à qual pode pertencer o organismo X e outra à qual pode pertencer o organismo Y. b) Que vantagens apresenta a circulação dupla completa, no organismo Y, em relação à circulação encontrada no organismo X?
(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto a seguir. De origem africana, o vírus Chikungunya (ou VCHIK) chegou recentemente às Américas, incluindo o Brasil. Em nosso país, ele poderá se tornar um caso sério de saúde pública porque pode ser transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, por apresentar um elevado número de vírus no sangue na fase aguda da doença e pela falta de imunidade da população brasileira. O genoma desse vírus é composto de uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) de cadeia simples. Assim que invade o citoplasma da célula hospedeira, esse RNA costuma servir de molde para a síntese das proteínas responsáveis pela sua replicação e pela formação do seu envoltório viral. Ao contrário dos retrovírus, como o HIV, ele não produz transcriptase reversa. Além disso, este tipo de vírus costuma apresentar alta taxa de erros em sua replicação, o que aumenta a chance de que algumas de suas variantes se adaptem a novas condições ambientais. (Adaptado de: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2015/325/virus-chikungunya-uma-nova-ameaca. Acesso em: 31 ago. 2015.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre genética e evolução, responda aos itens a seguir. a) O esquema a seguir é uma representação simplificada de como a maioria dos organismos vivos da Terra, como bactérias, eucariotos, retrovírus etc., se replicam e expressam a informação genética. Reproduza o esquema incluindo as informações referentes à forma de replicação e à expressão gênica dos vírus semelhantes ao Chikungunya. b) Dentro da teoria evolutiva moderna, de que forma a mutação contribui para o processo evolucionário?
(UEL 2016) Determinadas substncias quimioterpicas utilizadas para o tratamento deindivduos com cncer agem nas clulas impedindo a sua multiplicao, pois interferem naformao de microtbulos. A partir dessa informao, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a ao dessassubstncias nas clulas tumorais.
(UEL 2016)Observe a imagem a seguir e responda à questão. O título da obra Ninfa Tecendo Casulo contém, do ponto de vista biológico, umerro conceitual referente à metamorfose dos insetos. Com base nos conhecimentos sobre o desenvolvimento pós-embrionário dos insetos,considere as afirmativas a seguir. I. A fase de larva está presente no desenvolvimento dos insetos hemimetábolos. II. A fase de casulo está ausente do desenvolvimento dos insetos hemimetábolos. III. A fase de ninfa está ausente do desenvolvimento dos insetos holometábolos. IV. A fase de crisálida está presente no desenvolvimento dos insetos holometábolos. Assinale a afirmativa correta.
(UEL2016) A sociedade contempornea convive com os riscos produzidos por ela mesma e com a frustrao de, muitas vezes, no saber distinguir entre catstrofes que possuem causas essencialmente naturais e aquelas ocasionadas a partir da relao que o homem trava com a natureza. Os custos ambientais e humanos do desenvolvimento da tcnica, da cincia e da indstria passam a ser questionados a partir de desastres contemporneos como AIDS, Chernobyl, aquecimento global, contaminao da gua e de alimentos pelos agrotxicos, entre outros. (Adaptado de: LIMA, M. L. M. A cincia, a crise ambiental e a sociedade de risco. Senatus. v.4. n.1. nov. 2005. p.42-47.) O uso indiscriminado e abusivo de agrotxicos, como os herbicidas, pode acarretar a necessidade da utilizao de concentraes cada vez mais frequentes e maiores de substncias presentes nesses produtos, para obter os efeitos esperados. Depois de um longo perodo de tempo, esse agrotxico no surtir mais os efeitos desejados, ou seja, exterminar as ervas daninhas, que competem pelos nutrientes do solo em plantaes de soja. Acerca da explicao para esse fenmeno, assinale a alternativa correta.