(Uel 2016) O aumento populacional acentuado, após a Segunda Guerra Mundial, despertou a preocupação no mundo científico, principalmente com a questão da alimentação dessa população, o que geraria o caos em um futuro próximo. Dessa forma, várias teorias demográficas foram formuladas, como a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista. Em relação a essas teorias, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Na teoria malthusiana, os casamentos deveriam ser cada vez mais tardios e condicionados à capacidade econômica para sustentar as famílias; a relação sexual seria praticada exclusivamente com fins de procriação. ( ) Na teoria malthusiana, há a pregação de um alerta para os riscos ambientais decorrentes do crescimento exagerado da população, a qual exercerá cada vez mais pressão sobre os recursos naturais, particularmente nos ecossistemas equatoriais e tropicais, colocando em prática a ideia de desenvolvimento sustentável. ( ) Na teoria neomalthusiana, houve defesa de programas rígidos e oficiais de controle de natalidade, os quais foram chamados de planejamento familiar. Por meio de campanhas, que perduram até os dias atuais, os governantes incentivaram o uso de métodos contraceptivos. ( ) Na teoria reformista, houve a sustentação de que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética; dessa forma, a humanidade estaria condenada a um grande ciclo de miséria devido à falta de alimentos para todos. ( ) Na teoria reformista, as famílias dos países subdesenvolvidos iriam aderir espontaneamente ao controle de natalidade devido à elevação dos níveis educacionais e da qualidade de vida decorrentes de transformações socioeconômicas. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
(Uel 2016) Considerando que as taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração são fatores responsáveis pela densidade populacional, analise o gráfico a seguir. Com base na análise do gráfico, considere as afirmativas a seguir. I. No período entre t0 e t1,a soma das taxas de natalidade e emigração é maior que a soma das taxas de natalidade e imigração, enquanto que no período entre t1 e t2,a soma das taxas de mortalidade e emigração é menor que a soma das taxas de mortalidade e imigração. II.No período entre t0 e t1,a soma das taxas de mortalidade e emigração é menor que a soma das taxas de natalidade e imigração, enquanto que no período entre t1 e t2,a soma das taxas de natalidade e imigração é menor que a soma das taxas de mortalidade e emigração. III. No período entre t0 e t1,a soma das taxas de mortalidade e imigração é maior que a soma das taxas de mortalidade e emigração, enquanto que no período entret1 e t2,a soma das taxas de natalidade e imigração é menor que a soma das taxas de natalidade e emigração. IV.No período entre t0 e t1,a soma das taxas de natalidade e imigração é maior que a soma das taxas de natalidade e emigração, enquanto que no período entret1 e t2,a soma das taxas de mortalidade e emigração é maior que a soma das taxas de mortalidade e imigração. Assinale a alternativa correta.
(UEL 2016) Analise o mapa a seguir. (KUGLER, H. Ciência Hoje On-line. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2013/09/brics-a-geopolitica-de-um-mundo-novo. Acesso em: 7 jul. 2015.) a) Identifique o grupo de países que formam o BRICS e o principal objetivo desse grupo. b) Indique e descreva três características geográficas desses países destacados no mapa, chamados de potências emergentes.
(UEL 2016) Analise os mapas a seguir. Com base nos mapas 1 e 2, explique a relação entre as escalas numéricas e o nível de detalhamento territorial representado.
(UEL 2016) Considerando que biodiversidade é toda a variedade de seres vivos e a forma como interagem entre si e com o ambiente, identifique seis elementos geográficos físicos que contribuem na sua formação e explique a influência de um desses elementos na biodiversidade.
(UEL 2016) Leia o texto a seguir. Uma enorme quantidade de rejeitos minerais, que formam uma espessa lama com elementos químicos nocivos à saúde, desceu por 2,8 quilômetros até atingir parte do pequeno distrito de Bento Rodrigues, em Mariana-MG. As barragens do Fundão e Santarém fazem parte da Mina de Germano, que pertence a Samarco. A barragem Santarém, de menor porte, rompeu primeiro e sobrecarregou a do Fundão, que gerou a avalanche de lama e rejeitos. (Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.) Sabendo-se que o desastre de Mariana afetou não só o rio Doce como também o litoral do Espírito Santo, indique quatro impactos causados por esse evento.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe a figura a seguir e responda àquestão. Em 2000, o artista Eduardo Kac, carioca radicado nos Estados Unidos, criou GFP Bunny, um coelho geneticamente modificado que brilha em presença de luz azul graças à Proteína Fluorescente (GFP) inserida em seu DNA. Disponível em: http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=263sid=19. Acesso em: 21 maio 2015. (Uel 2016) Leia o texto a seguir. A intensidade de risco é certamente o elemento básico e ameaçador das circunstâncias em que vivemos hoje. A possibilidade de guerra nuclear, calamidade ecológica, problemas ambientais, explosão populacional incontrolável, crises financeiras mundiais, guerras preventivas, terrorismo e outras catástrofes globais potenciais fornecem um horizonte inquietante de perigos para todos. Como Ulrich Beck comentou, riscos globalizados deste tipo não respeitam divisões entre ricos e pobres. O fato de que Chernobyl está em toda parte explica claramente o fim das fronteiras entre os que são privilegiados e os que não são. A intensidade de certos tipos de risco transcende todos os diferenciais sociais e econômicos. (Adaptado de: GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Paulista, 1991. p.127-128.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade de risco na atual modernidade, considere as afirmativas a seguir. I. Nas sociedades e nações guiadas por uma economia de desenvolvimento científico-tecnológico, o debate sobre as lutas de classes é substituído pela preocupação do gerenciamento dos riscos ambientais globais, que ultrapassam as fronteiras dos estados nacionais. II. Nas sociedades atuais, com o aprofundamento da modernidade, desencaixam-se as instituições e os sistemas sociais que garantiam a segurança e a ordem, fragilizam-se os pilares do Estado de bem-estar social e criam-se ambientes de risco global. III. Os riscos globais, originados pelas crises ambientais, reduzem a reflexividade e as oportunidades de criação de organizações coletivas que demonstram a falibilidade da ciência, a exemplo dos movimentos que politizam a questão do meio ambiente e da ecologia. IV. As sociedades em desenvolvimento protegem-se das ameaças e dos perigos provocados pela alta intensidade de riscos globais, devido à distância dos conflitos entre as nações centrais mais desenvolvidas. Assinale a alternativa correta.
Leia o texto e analise os grficos, a seguir, que representam as pirmides etrias da populao (em %) de pases subdesenvolvidos e desenvolvidos, em 2000. A estrutura etria da populao tem reflexos importantes na economia de um pas. A populao economicamente ativa (PEA), ou seja, aquela que trabalha e produz riquezas, composta, em sua maioria, de adultos (de 20 a 59 anos de idade). essa populao que, por meio do recolhimento de impostos, ajuda o Estado a sustentar a economia nacional. Uma defasagem muito grande no nmero de ativos em relao aos inativos desequilibra essa equao. (Adaptado de: MOREIRA, J. C.; SENE, E.Geografia. So Paulo: Scipione, 2005. p.440.) Com base no texto, nos grficos e nos conhecimentos sobre estrutura etria da populao, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s afirmativas a seguir. ( ) A pirmide etria dos pases subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da populao. ( ) O estudo sobre pirmides etrias possibilita compreender, entre outros fatores, a dinmica populacional e econmica de um pas e sua histria recente. ( ) O aumento da expectativa de vida da populao, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, provoca mudanas na pirmide etria. ( ) O aumento da populao economicamente ativa em relao aos inativos desequilibra a produo de riquezas e diminui o recolhimento de impostos. ( ) Nos pases subdesenvolvidos, a combinao entre baixa natalidade e alta expectativa de vida tem levado ao progressivo envelhecimento da populao e recesso econmica. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta:
(Uel 2016) O aumento populacional acentuado, aps a Segunda Guerra Mundial, despertou a preocupao no mundo cientfico, principalmente com a questo da alimentao dessa populao, o que geraria o caos em um futuro prximo. Dessa forma, vrias teorias demogrficas foram formuladas, como a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista. Em relao a essas teorias, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s afirmativas a seguir. ( ) Na teoria malthusiana, os casamentos deveriam ser cada vez mais tardios e condicionados capacidade econmica para sustentar as famlias; a relao sexual seria praticada exclusivamente com fins de procriao. ( ) Na teoria malthusiana, h a pregao de um alerta para os riscos ambientais decorrentes do crescimento exagerado da populao, a qual exercer cada vez mais presso sobre os recursos naturais, particularmente nos ecossistemas equatoriais e tropicais, colocando em prtica a ideia de desenvolvimento sustentvel. ( ) Na teoria neomalthusiana, houve defesa de programas rgidos e oficiais de controle de natalidade, os quais foram chamados de planejamento familiar. Por meio de campanhas, que perduram at os dias atuais, os governantes incentivaram o uso de mtodos contraceptivos. ( ) Na teoria reformista, houve a sustentao de que a populao cresce em progresso geomtrica e a produo de alimentos cresce em progresso aritmtica; dessa forma, a humanidade estaria condenada a um grande ciclo de misria devido falta de alimentos para todos. ( ) Na teoria reformista, as famlias dos pases subdesenvolvidos iriam aderir espontaneamente ao controle de natalidade devido elevao dos nveis educacionais e da qualidade de vida decorrentes de transformaes socioeconmicas. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.
(UEL) O levantamento sobre a dengue no Brasil tem como objetivo orientar as aes de controle, quepossibilitam aos gestores locais de sade antecipar as prevenes a fim de minimizar o caos gerado por uma epidemia. O Ministrio da Sade registrou 87 mil notificaes de casos de dengue entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil no mesmo perodo em 2013. Apesar do resultado expressivo de diminuio da doena, o Ministrio da Sade ressalta a importncia de serem mantidos o alerta e a continuidade das aes preventivas. Os principais criadouros em 2014 so apresentados na tabela a seguir. Com base no texto, na tabela e nos conhecimentos sobre a transmisso da dengue nas regies do Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) s afirmativas a seguir. ( ) Na regio Nordeste, o lixo exerce menor impacto como espao de desenvolvimento da doena, devido dificuldade de acesso da populao aos bens de consumo. ( ) Apesar de o bioma Amaznico, com extensa bacia hidrogrfica, estar localizado na regio Norte, uma das causas da proliferao da doena o lixo, devido ao desequilbrio ambiental que diminuiu os predadores do mosquito. ( ) Apesar das campanhas pblicas de controle dos focos do mosquito, os depsitos domiciliares ainda possuem alto ndice na regio Sudeste. ( ) Na regio Sul, o lixo constitui o principal criadouro do Aedes aegypti, em decorrncia da facilidade de acesso da populao aos bens de consumo e da insuficiente poltica de educao ambiental. ( ) Os baixos ndices dos depsitos domiciliares como criadouros da doena nas regies Norte, Nordeste e Centro-Oeste significam a resposta positiva destas populaes s campanhas preventivas. Assinale a alternativa que contm, de cima para baixo, a sequncia correta.