Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UEL 2017 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2017Filosofia

(Uel 2017) Observe a figura e leia o texto a seguir.       Orlan foi a primeira artista a utilizar a cirurgia estética nas suas performances com a intenção de transformar a operação em um evento artístico e não obter um resultado final que adequasse seu rosto aos padrões de beleza vigentes. A figura faz parte de uma série de autorretratos produzidos a partir da apropriação de práticas de intervenções corporais provenientes de outras tradições e da hibridização do seu rosto com imagens de registros etnográficos, por meio da manipulação digital. Esses autorretratos buscam o mesmo apelo visual que as propagandas de produtos de beleza. Adaptado de Entrevista: “Orlan, artiste: Mon corps est devenu un lieu public de débat”. (Orlan, artista: Meu corpo se tornou um lugar público de debate). In: Le Monde. Paris, 22 abr. 2009. Com base na figura e no texto, considere as afirmativas a seguir. Ao evidenciar a falta de um padrão universal de beleza feminina, Orlan indica que a beleza é construída socialmente. Orlan, ao problematizar o estatuto do corpo e da beleza nas sociedades de culturas tradicionais, questiona os padrões de beleza da sociedade ocidental contemporânea. Ao recorrer às imagens e às práticas de intervenções corporais de outras culturas, Orlan revela que o que é considerado feio diz respeito às culturas tradicionais. O processo de hibridização da imagem do rosto de Orlan com máscaras africanas, ou outras representações, visa à constituição de um novo conceito de beleza. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Filosofia

(Uel 2017)  TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Observe a figura a seguir e responda à(s) questão(ões). Leia o texto a seguir.Na supermodernidade, os lugares considerados identitários, relacionais e históricos são diferentes dos não lugares, que se definem como grandes espaços de circulação e de passagem das pessoas, a exemplo dos terminais de metrô, dos aeroportos, das estações, dos parques de lazer, das grandes cadeias de hotéis e de supermercados. Nos não lugares, o único rosto que se esboça e a única voz que toma corpo, no diálogo silencioso do indivíduo com as paisagens, imagens, orientações e propagandas, são os seus – rosto e voz de uma solidão ainda mais desconcertante porque evoca milhões de outras.Adaptado de: AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 2012, p. 74-110. O texto do antropólogo Marc Augé e a presença de obras de arte em uma estação de metrô remetem para a importância de estudos contemporâneos sobre as relações entre os indivíduos e os espaços da supermodernidade, com intensa circulação de pessoas. Com base na figura, no texto e nos conhecimentos socioantropológicos sobre as relações dos indivíduos com os espaços denominados de não lugares, na contemporaneidade, considere as afirmativas a seguir.I. Na contemporaneidade, nos grandes espaços por onde as pessoas circulam e transitam, o “estar junto” é feito de pura semelhança, sem nós sociais para além daqueles que os agregam como um somatório de indivíduos.II. Nos grandes locais de circulação, prevalecem as experiências sem precedentes de individualidade solitária e de mediação não humana; suas referências, na multidão, são os avisos, os painéis, o outdoor ou a tela.III. Os grandes espaços públicos das cidades, por onde os indivíduos passam, compram e se divertem, formam um social orgânico e interdependente de relações sociais e de experiências que se complementam.IV. Nas superfícies da supermodernidade, onde prevalece o intenso trânsito de pessoas, a geração de identidades sociais e culturais sobrepõe-se à atualidade e à urgência do momento. Assinale a alternativa correta.

Questão
2017Filosofia

(Uel 2017) No pensamento sociológico clássico e contemporâneo, as dimensões igualdade, diferença e diversidade assumem importância para estudos relacionados à questão das desigualdades sociais.Com base nos conhecimentos sobre as perspectivas sociológicas que explicam a desigualdade social, no cotidiano das sociedades capitalistas, assinale a alternativa correta.

Questão
2017Filosofia

(UEL -2017) Leia o texto a seguir: Podemos definir uma causa como um objeto, seguido de outro, tal que todos os objetos semelhantes ao primeiro so seguidos por objetos semelhantes ao segundo. Ou, em outras palavras, tal que, se o primeiro objeto no existisse, o segundo jamais teria existido. O aparecimento de uma causa sempre conduz a mente, por uma transio habitual, ideia do efeito; disso tambm temos experincia. Em conformidade com essa experincia, podemos, portanto, formular uma outra definio de causa e cham-la um objeto seguido de outro, e cujo aparecimento sempre conduz o pensamento quele outro. Mas, no temos ideia dessa conexo, nem sequer uma noo distinta do que que desejamos saber quando tentamos conceb-las. (Adaptado de: HUME, D.Investigao sobre o entendimento humano e sobre os princpios da moral. Seo VII, 29. Trad. Jos Oscar de Almeida Marques. So Paulo: UNESP, 2004. p.115.) Com base no texto e nos conhecimentos acerca das noes de causa e efeito em David Hume, assinale a alternativa correta.

1-4 de 4