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Questões de Filosofia - UEL 2020 | Gabarito e resoluções

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Questão 22
2020Filosofia

(UEL 2020) Leia o texto a seguir. Quando o artista [demiurgo] trabalha em sua obra, a vista dirigida para o que sempre se conserva igual a si mesmo, e lhe transmite a forma e a virtude desse modelo, natural que seja belo tudo o que ele realiza. Porm, se ele se fixa no que devm e toma como modelo algo sujeito ao nascimento, nada belo poder criar. [. . . ] Ora, se este mundo belo e for bom seu construtor, sem dvida nenhuma este fixar a vista no modelo eterno. PLATO. Timeu. 28 a7-10; 29 a2-3. Trad. Carlos A. Nunes. Belm: UFPA, 1977. p. 46-47. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Plato, assinale a alternativa correta.

Questão
2020Filosofia

(UEL - 2020) Leia o texto a seguir. medida que as obras de arte se emancipam do seu uso cultual, aumentam as ocasies para que elas sejam expostas. A exponibilidade de um busto [...] maior que de uma esttua divina, que tem sua sede fixa no interior do templo. [...] a preponderncia absoluta conferida hoje a seu valor de exposio atribui-lhe funes inteiramente novas, entre as quais a artstica, a nica de que temos conscincia, talvez se revele mais tarde como rudimentar. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade tcnica (Primeira verso). In: Obras escolhidas I. Trad. Srgio Paulo Rouanet, 8 ed. So Paulo: Brasiliense, 2012. p. 187-188. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria benjaminiana da reprodutibilidade tcnica e do valor cultual e de exposio da obra de arte, assinale a alternativa correta.

Questão
2020Filosofia

(UEL 2020) Leia o texto a seguir. Dever a necessidade de uma ao por respeito lei. [...] devo proceder sempre de maneira que eu possa querer tambm que a minha mxima se torne uma lei universal. KANT, Immanuel. Fundamentao da Metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. So Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 208-209. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria kantiana do dever, assinale a alternativa correta.

Questão
2020Filosofia

(UEL - 2020) A Querela do luxo foi um dos mais intensos debates do sculo XVIII na Frana e consistiu em defender o luxo como sinal do progresso da humanidade, ou em atac-lo como signo de decadncia. Rousseau, partidrio da segunda via, num dos seus textos, afirma: A vaidade e a ociosidade, que engendram nossas cincias, tambm engendram o luxo. [...] Eis como o luxo, a dissoluo e a escravido foram [...] o castigo dos esforos orgulhosos que fizemos para sair da ignorncia feliz na qual nos colocara a sabedoria eterna. [...] Creem embaar-me terrivelmente perguntando-me at onde se deve limitar o luxo. Minha opinio que absolutamente no se precisa dele. Para alm da necessidade fsica, tudo fonte de mal. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as cincias e as artes. Trad. Lourdes Santos Machado, 3 ed. So Paulo: Abril Cultural, 1983. p.395; 341; 410. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria poltica e antropolgica de Rousseau e a compreenso do autor acerca das cincias, das artes e do luxo, considere as afirmativas a seguir. I. A crtica de Rousseau s cincias e s artes e, por extenso, ao luxo, resulta da sua compreenso da natureza humana, na qual a necessidade fsica o critrio decisivo sobre o que bom para a humanidade. II. Em sua teoria poltica, Rousseau dirige a crtica s cincias, s artes e ao luxo, por identificar neles a vigncia de um princpio que sacrifica a possibilidade da criao de uma sociedade minimamente justa. III. A vaidade e a ociosidade, que engendram o luxo, so uma constante da natureza humana, razo pela qual tambm as cincias e as artes so expresses necessrias da natureza humana. IV. A defesa da feliz ignorncia, na qual nasce cada ser humano, leva Rousseau a legitimar formas de governo caracterizadas pelo sacrifcio da inteligncia e da crtica e pela obedincia a um poder soberano. Assinale a alternativa correta.

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