(UEMG - 2010)
Como ler bem
O bom repórter deve ser imparcial, diz a lição número 1 do jornalismo. Mas o bom leitor também tem sua regra de ouro. Ele deve sempre, sempre, manter a cabeça aberta. O bom leitor sabe se distanciar das paixões. Está sempre disposto a ouvir uma ideia nova – ainda que ela coloque abaixo suas ideias antigas. Posto assim, ler bem parece um desafio fácil. Não é, como também não é simples ser imparcial.
SUPERINTERESSANTE, ed. nº 269, ano 23, nº 9 – Seção ESCUTA – texto adaptado
Constatando a presença dos elementos de COESÃO como fatores da construção de sentido no texto acima, só não NÃO está correta a afirmação de que
o articulador mas relaciona-se semanticamente com o articulador também, na mesma linha, introduzindo, respectivamente, ideias de contraste e inclusão, no sentido do texto.
o termo posto assim refere-se às atitudes recomendadas ao bom leitor, anteriormente indicadas.
a repetição do termo sempre reforça a ideia de contradição entre a “lição número 1” do repórter e a “regra de ouro” do leitor.
o articulador representado por ainda que introduz o sentido de concessão, conectando as expressões “ideia nova” e “ideias antigas”.