(Uemg 2016)
EUA alegam combater terrorismo para justificar presença militar na América do Sul.
Desde seus processos de independência, duas nações alternam momentos de conflito e de cooperação bilateral. A partir da década de 1980, com o aumento do tráfico de drogas e combustíveis, os problemas voltaram a ser frequentes. Atualmente, esses países estão em conflito territorial por domínio da região na fronteira.
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2015/09/02/venezuela-amplia-estado-de-excecaona-fronteira-com-colombia/
Com base nas informações obtidas acima, é CORRETO concluir que os países citados noconflito são:
Venezuela e Colômbia - a atual crise culminou com o fechamento da fronteira entre esses países e o acesso terrestre ficou fechado por tempo indeterminado.
Argentina e Uruguai - o elemento chave é a rejeição de um grupo vizinho argentino a uma fábrica de celulose no Uruguai, expressada pelo bloqueio de uma das pontes internacionais que une os dois países.
Brasil e Paraguai - os embates contra os agricultores brasileiros residentes no Paraguai, que são denunciados pelos impactos nas comunidades locais ou pelo mal uso de agrotóxicos.
Colômbia e Peru - a controvérsia originada no ataque colombiano a um acampamento das FARCs (Forças Armadas Revolucionárias Colombianas) em solo peruano.