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Questões de Redação - UERJ 2006 | Gabarito e resoluções

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Questão
2006Redação

(UERJ 2006) NEM A ROSA, NEM O CRAVO As frases perdem seu sentido, as palavras perdem sua significao costumeira, como dizer das rvores e das flores, dos teus olhos e do mar, das canoas e do cais, das borboletas nas rvores, quando as crianas so assassinadas friamente pelos nazistas? Como falar da gratuita beleza dos campos e das cidades, quando as bestas soltas no mundo ainda destroem os campos e as cidades? J viste um loiro trigal balanando ao vento? das coisas mais belas do mundo, mas os hitleristas e seus ces danados destruram os trigais e os povos morrem de fome. Como falar, ento, da beleza, dessa beleza simples e pura da farinha e do po, da gua da fonte, do cu azul, do teu rosto na tarde? No posso falar dessas coisas de todos os dias, dessas alegrias de todos os instantes. Porque elas esto perigando, todas elas, os trigais e o po, a farinha e a gua, o cu, o mar e teu rosto. (...) 1Sobre toda a beleza paira a sombra da escravido. como ua nuvem inesperada num cu azul e lmpido. Como ento encontrar palavras inocentes, doces palavras cariciosas, versos suaves e tristes? Perdi o sentido destas palavras, destas frases, elas me soam como uma traio neste momento. (...) Mas eu sei todas as palavras de dio e essas, sim, tm um significado neste momento. 2Houve um dia em que eu falei do amor e encontrei para ele os mais doces vocbulos, as frases mais trabalhadas. 3Hoje s o dio pode fazer com que o amor perdure sobre o mundo. S o dio ao fascismo, mas um dio mortal, um dio sem perdo, um dio que venha do corao e que nos tome todo, que se faa dono de todas as nossas palavras, que nos impea de ver qualquer espetculo - desde o crepsculo aos olhos da amada - sem que junto a ele vejamos o perigo que os cerca. 4Jamais as tardes seriam doces e jamais as madrugadas seriam de esperana. Jamais os livros diriam coisas belas, nunca mais seria escrito um verso de amor. Sobre toda a beleza do mundo, sobre a farinha e o po, sobre a pura gua da fonte e sobre o mar, sobre teus olhos tambm, se debruaria a desonra que o nazifascismo, se eles tivessem conseguido dominar o mundo. No restaria nenhuma parcela de beleza, a mais mnima. Amanh saberei de novo palavras doces e frases cariciosas. Hoje s sei palavras de dio, palavras de morte. No encontrars um cravo ou uma rosa, uma flor na minha literatura. Mas encontrars um punhal ou um fuzil, encontrars uma arma contra os inimigos da beleza, contra aqueles que amam as trevas e a desgraa, a lama e os esgotos, contra esses restos de podrido que sonharam esmagar a poesia, o amor e a liberdade! (AMADO, Jorge. Folha da Manh, 22/04/1945.) O enunciador do texto defende, como modo de reao s crueldades referidas, a utilizao das mesmas armas dos agressores. O trecho em que essa ideia se apresenta mais claramente :

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