(UERJ 2014) Células-tronco são células não especializadas que têm potencial de diferenciação, ou seja, em condições favoráveis, são capazes de gerar células especializadas e de diferentes tecidos. Para que essa diferenciação ocorra, as células-tronco têm de alterar necessariamente o seguinte padrão do seu metabolismo:
(UERJ 2014) Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso. Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:
(UERJ 2014) As caractersticas abaixo so referentes aos processos de replicao, transcrio e traduo, que ocorrem em seres vivos. I. A sntese de protenas tem incio antes mesmo do trmino da transcrio. II. A grande maioria dos genes contm ntrons, retirados antes da traduo. III. A sntese de protenas sempre ocorre em ribossomos livres no citoplasma. IV. O processo de replicao possui uma nica origem. As caractersticas I, II, III e IV esto associadas, respectivamente, aos organismos indicados em: