(UERJ 2015) Para a realização de um exame, os indivíduos A e B ingeriram uma solução contendo glicose. Após a ingestão, foram registradas as alterações da concentração plasmática da glicose e dos hormônios X e Y em ambos os indivíduos. Observe os resultados das medições nos gráficos: Com base na análise dos gráficos, é possível identificar que um dos indivíduos apresenta diabetes tipo II e que um dos hormônios testados é o glucagon. O indivíduo diabético e o hormônio glucagon estão representados, respectivamente, pelas seguintes letras:
(UERJ 2015) Em embries de alguns vertebrados, conforme ilustra a imagem, pode-seobservar a presena de uma membrana interdigital que no estar presente em filhotes dedesenvolvimento normal por ocasio do nascimento. A perda desse tecido ocorre a partir de determinada fase do desenvolvimento, quando asclulas da membrana liberam em seu citoplasma enzimas que digerem a si prprias. A principal organela participante desse processo de destruio celular denominada:
(UERJ 2015) A salinidade da gua um fator fundamental para a sobrevivncia dos peixes. A maioria deles vive em condies restritas de salinidade, embora existam espciescomo o salmo, que consegue viver em ambientes que vo da gua doce gua do mar. H peixes que sobrevivem em concentraes salinas adversas, desde que estas no se afastem muito das originais. Considere um rio que tenha passado por um processo de salinizao. Observe na tabela suas faixas de concentrao de cloreto de sdio. Trecho do rio Concentrao de NaCl (mol.L-1) W 0,01 X 0,1 - 0,2 Y 0,4 - 0,5 Z 0,6 * * isotnica gua do mar Considere um peixe em estresse osmtico que consegue sobreviver eliminando mais urina e reabsorvendo mais sais do que em seu habitat original. Esse peixe encontrado no trecho do rio identificado pela seguinte letra: