(Uerj 2016) Aceleradores de partículas são ambientes onde partículas eletricamente carregadas são mantidas em movimento, como as cargas elétricas em um condutor. No Laboratório Europeu de Física de Partículas – CERN, está localizado o mais potente acelerador em operação no mundo. Considere as seguintes informações para compreender seu funcionamento: - os prótons são acelerados em grupos de cerca de 3000 pacotes, que constituem o feixe do acelerador; - esses pacotes são mantidos em movimento no interior e ao longo de um anel de cerca de 30 km de comprimento; - cada pacote contém, aproximadamente, prótons que se deslocam com velocidades próximas à da luz no vácuo; - a carga do próton é igual a e a velocidade da luz no vácuo é igual a m/s. Nessas condições, o feixe do CERN equivale a uma corrente elétrica, em ampères, da ordem de grandeza de:
(Uerj 2016) Em uma loja, a potncia mdia mxima absorvida pelo enrolamento primrio de um transformador ideal igual a 100 W. O enrolamento secundrio desse transformador, cuja tenso eficaz igual a 5,0 V, fornece energia a um conjunto de aparelhos eletrnicos ligados em paralelo. Nesse conjunto, a corrente em cada aparelho corresponde a 0,1 A. O nmero mximo de aparelhos que podem ser alimentados nessas condies de:
(Uerj 2016) Aceleradores de partculas so ambientes onde partculas eletricamentecarregadas so mantidas em movimento, como as cargas eltricas em um condutor. NoLaboratrio Europeu de Fsica de Partculas CERN, est localizado o mais potenteacelerador em operao no mundo. Considere as seguintes informaes para compreenderseu funcionamento: - os prtons so acelerados em grupos de cerca de3000pacotes, que constituem o feixe doacelerador; - esses pacotes so mantidos em movimento no interior e ao longo de um anel de cerca de 30km de comprimento; -cada pacote contm, aproximadamente, prtons que se deslocam com velocidadesprximas da luz no vcuo; -a carga do prton igual a e a velocidade da luz no vcuo igual a m/s. Nessas condies, o feixe do CERN equivale a uma corrente eltrica, em ampres, da ordemde grandeza de:
(Uerj 2016) Em um pndulo, um fio de massa desprezvel sustenta uma pequena esfera magnetizada de massa igual a 0,01kg. O sistema encontra-se em estado de equilbrio, com o fio de sustentao em uma direo perpendicular ao solo. Um m, ao ser aproximado do sistema, exerce uma fora horizontal sobre a esfera, e o pndulo alcana um novo estado de equilbrio, com o fio de sustentao formando um ngulo de 45 com a direo inicial. Admitindo a acelerao da gravidade igual a 10 m/s ,a magnitude dessa fora, em newtons, igual a:
O nmero de bactrias em uma cultura cresce de modo anlogo ao deslocamento de uma partcula em movimento uniformemente acelerado com velocidade inicial nula. Assim, pode-se afirmar que a taxa de crescimento de bactrias comporta-se da mesma maneira que a velocidade de uma partcula. Admita um experimento no qual foi medido o crescimento do nmero de bactrias em um meio adequado de cultura, durante um determinado perodo de tempo. Ao fim das primeiras quatro horas do experimento, o nmero de bactrias era igual a 8x105 Aps a primeira hora, a taxa de crescimento dessa amostra, em nmero de bactrias por hora, foi igual a: