(Uerj 2017) Durante a Segunda Guerra Mundial, um cientista dissolveu duas medalhas de ouro para evitar que fossem confiscadas pelo exército nazista. Posteriormente, o ouro foi recuperado e as medalhas novamente confeccionadas.As equações balanceadas a seguir representam os processos de dissolução e de recuperação das medalhas. Admita que foram consumidos 252 g de HNO3 para a completa dissolução das medalhas. Nesse caso, a massa, de NaHSO3, em gramas, necessária para a recuperação de todo o ouro corresponde a: Dados: H=1; N=14; O=16; Na=23; S=32.
(UERJ - 2017) Durante a Segunda Guerra Mundial, um cientista dissolveu duas medalhas de ouro para evitar que fossem confiscadas pelo exrcito nazista. Posteriormente, o ouro foi recuperado e as medalhas novamente confeccionadas. As equaes balanceadas a seguir representam os processos de dissoluo e de recuperao das medalhas. Admita que foram consumidos 252 g de HNO3para a completa dissoluo das medalhas. Nesse caso, a massa, deNaHSO3,em gramas, necessria para a recuperao de todo o ouro corresponde a: Dados: H=1; N=14; O=16; Na=23; S=32.
(UERJ - 2017/Adaptada) Um inconveniente no processo de extrao de petrleo a precipitao de sulfato de brio (BaSO4) nas tubulaes. Essa precipitao se deve baixa solubilidade desse sal, cuja constante do produto de solubilidade 10-10 mol2 L-2, a 25 C. Admita um experimento no qual foi obtido sulfato de brio a partir da reao entre cloreto de brio e cido sulfrico. Considere as afirmaes: I) A equao qumica completa e balanceada da obteno do sulfato de brio no experimento BaCl2 (aq) + H2 SO4 (aq) BaSO4 (aq) + 2 HCl (aq) II) A solubilidade desse sal, em molL-1,em uma soluo saturada, a 25 C, 1,0.10-5mol/L Est(o) correta(s):