(Uerj 2018) O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça social. A ampliação e o reforçamento das leis de previdência são, para nós, uma preocupação constante. Este sentido de aperfeiçoamento se patenteia nas seguintes leis recentemente elaboradas e sujeitas agora àrevisão final para promulgação: Consolidação das leis do trabalho, Lei orgânica de previdência social e Salário adicional para a indústria. Discurso de Getúlio Vargas pronunciado no dia 1 de maio de 1943. Adaptado de biblioteca.presidencia.gov.br. O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1 de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida. Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados:
(Uerj simulado 2018) O artista britânico Banksy revelou suas últimas obras de arte: grafites com temas de imigração que ele pintou em espaços públicos e em torno da selva, um campo de refugiados perto de Calais, na França. A imagem principal é um retrato do cofundador da Apple, Steve Jobs, cujo pai emigrou da Síria para os Estados Unidos. Em comunicado, Banksy disse: Nós somos muitas vezes levados a acreditar que a migração é um dreno de recursos do país, mas Steve Jobs era o filho de um imigrante sírio. A Apple é a empresa mais rentável do mundo, que paga mais de US$ 7 bilhões por ano em impostos, e ela só existe porque autorizaram a entrada de um jovem da cidade síria de Homs. Adaptado de noticias.uol.com.br, 11/12/2015. A arte de Banksy, reproduzida na imagem e descrita no texto, critica manifestações que têm ganhado força no mundo ocidental. As manifestações criticadas pelo artista estão associadas à seguinte conjuntura:
(UERJ- 2018) O que houve em 1964 no foi uma revoluo. As revolues fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Ns simplesmente fizemos um movimento para derrubar Joo Goulart. Foi um movimento contra e no por alguma coisa. Era contra a subverso, contra a corrupo. Em primeiro lugar, nem a subverso nem a corrupo acabam. Voc pode reprimi-las, mas no as destruir. Era algo destinado a corrigir, no a construir algo novo, e isso no revoluo. GENERAL ERNESTO GEISEL, 1981. GASPARI, Elio. A ditadura acabada. Rio de Janeiro: Intrnseca, 2016. As palavras do ex-presidente Geisel (1974-1979) reforam o entendimento de que o movimento analisado foi resultado de: