(Ufg 2013) Uma montagem experimental, empregando um feixe laser e alguns espelhos, é usada para observar o efeito de interferência construtiva, conforme ilustrado na figura a seguir. Nesta montagem, um feixe laser incide em um espelho divisor produzindo dois raios. No espelho divisor, de índice de refração , um dos raios é refletido na superfície externa do espelho, enquanto o outro raio atravessa o espelho. Em seguida, após a reflexão em dois outros espelhos totalmente refletores, os raios voltam a se combinar no detector. Para haver interferência construtiva, um compensador (de índice de refração nc) é utilizado para ajustar a diferença de caminho óptico entre os dois raios. Considerando-se que o ângulo de incidência no espelho divisor é de 45°, determine: a) A distância percorrida pelo feixe dentro do espelho divisor. b) A espessura do compensador para que ocorra interferência construtiva no detector.
(Ufg 2013) Anableps, um animal aquático, possui a capacidade incomum de ver acima eabaixo da superfície da água simultaneamente. O seu olho é adaptado para essa finalidade efunciona como dois olhos em um único globo ocular, cujo corte transversal é mostrado a seguir. Que adaptação física ocorrida no olho desse animal aquático explica o fenômeno relatado?
(Ufg 2013) O sistema óptico encontrado no farol de um automóvel é constituído por umespelho côncavo e uma lâmpada posicionada sobre o seu eixo de simetria. Considerando-seque o feixe de luz proveniente desse farol seja divergente, a posição da lâmpada deve ser