ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufg 2013) Leia o texto a seguir. […] Como a Revol

(Ufg 2013) Leia o texto a seguir.

[…] Como a Revolução Francesa não teve apenas por objeto mudar um governo antigo, mas abolir a forma antiga da sociedade, ela teve de ver-se a braços a um só tempo com todos os poderes estabelecidos, arruinar todas as influências reconhecidas, apagar as tradições, renovar os costumes e os usos e, de alguma maneira, esvaziar o espírito humano de todas as ideias sobre as quais se tinham fundado até então o respeito e a obediência. […]

TOCQUEVILLE, A. de. O antigo regime e a revolução. Brasília: Editora da UnB, 1989.

A ideia expressa, que se coaduna com o texto e os ideais da Revolução Francesa, é a seguinte:

A
“Nada é tão maravilhoso que não possa existir, se admitido pelas leis da natureza”. (Michael Faraday)
B
“Toda sentença que eu digo deve ser entendida não como afirmação, mas como uma pergunta”. (Niels Bohr)
C
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. (Antoine Lavoisier)
D
“A relação entre a química e a música é a criatividade. Assim, ambas são uma arte”. (Dimitri Mendeleev)
E
“Apenas a prática frequente faz com que a pessoa realize experimentos complexos”. (Joseph Priestley)