A técnica de pintura conhecida como pontilhismo, desenvolvida na França em meados do século XIX, principalmente por George Seraut e Paul Signac, utilizou princípios de óptica na realização de suas obras. Essa técnica consiste em pintar um grande número de pequenos pontos igualmente espaçados de cores primárias, tal que a ilusão da mistura de cores é produzida somente nos olhos do observador.
De acordo com o critério de Rayleigh, dois pontos são distinguidos pelo olho humano se estiverem separados por um ângulo dado pela relação sen \((\Theta ) = 1,22 (\lambda /d)\) em que \(\lambda\) é o comprimento de onda da luz e \(d\) é o diâmetro da pupila.
Considerando que, em média, \(d\) = 2,0 mm e que, para ângulos pequenos, vale a relação sen \((\Theta ) \approx tg (\Theta )\approx \Theta\), a que distância mínima D, em metros, de uma pintura pontilhista um observador deve estar para observar a mistura de pontos, no caso da cor verde (\(\lambda\) = 500 nm), se o espaçamento entre os pontos for de \(\Delta\)x = 1,22 mm?
0,4.
0,8.
2,0.
4,0.
8,0.