(Ufg 2014) Leia as informações a seguir. Uma árvore, em um ambiente natural a 20C, apresentando 105 folhas com área média de 0,5 dm2 por folha, está perdendo água para a atmosfera através dos estômatos, em uma média de 5 g/dm2/h, durante o dia. Dado: Calor latente de vaporização da H2O 600 cal/g Com base nas informações e considerando-se que esse processo está ocorrendo das 13 às 15 horas, conclui-se que a sua importância e a quantidade de calor absorvido, em cal, são, respectivamente:
(Ufg 2014) O extrato de amora pode funcionar como um indicador natural de pH, apresentando diferentes colorações de acordo com o caráter ácido ou alcalino das soluções, conforme demonstrado na tabela a seguir. A partir das informações apresentadas, analise as afirmações: I) O pH de uma solução de Ca(OH)2 preparada na concentração de 0,050 mol/L é 13 e, a presença do indicador natural, apresenta cor azul. II) A cor resultante após a mistura de 10 mL de Ca(OH)2 0,100 mol/L com 30 mL de 1 H2SO4 0,100 mol/L é 3, apresentando coloração lilás no indicador natural. Está(ão) correta(s):
(Ufg 2014) No acidente ocorrido na usina nuclear de Fukushima, no Japão, houve a liberação do iodo Radioativo 131 nas águas do Oceano Pacífico. Sabendo que a meia-vida do isótopo do iodo Radioativo 131 é de 8 dias, o gráfico que representa a curva de decaimento para uma amostra de 16 gramas do isótopo 13153I é:
(Ufg 2014) Em um experimento, 90 cm3 de um gás são injetados em uma proveta submersa, de modo que o nível do gás em seu interior tenha a mesma altura que a água da cuba, conforme esquema apresentado a seguir. O experimento ocorre a 29 ºC. A massa do gás injetado é de 203 mg. Considerando o exposto, determine a massa molar do gás em questão e escreva a fórmula estrutural plana de um dos isômeros do gás.
(Ufg 2014) A equação da lei dos gases ideais, P . V = n . R . T,é uma equação de estado que resume as relações que descrevem a resposta de um gás ideal a mudanças de pressão, volume, temperatura e quantidade de moléculas. Considerando o exposto, demonstre, por meio de equações matemáticas, como a densidade de um gás qualquer varia em função da temperatura e determine a massa molar de um gás considerando os dados a seguir. Dados: d = 0,97 gL–1; T = 210 ºC; P = 0,25 atm; R = 62,36 L . torr . mol–1 . K–1; 1 atm = 760 torr.
(Ufg 2014) Os gráficos a seguir representam o efeito do aumento da temperatura sobre a espontaneidade de uma reação em condições padrão. Os valores de He Snão variam muito com a temperatura, o que não acontece com G, que determina a espontaneidade da reação. (a) (b) (c) (d) O gráfico de uma reação exotérmica em que há um erro é o
(Ufg 2014) Leia o texto a seguir para responder à(s) questão(ões). Na digestão, os alimentos são modificados quimicamente pelo organismo, transformando-se em moléculas que reagem no interior das células para que energia seja liberada. A equação química, não balanceada, a seguir representa a oxidação completa de um mol da substância tributirina, também conhecida como butirina, presente em certos alimentos. Considerando-se que toda a energia da reação esteja disponível para a realização de trabalho mecânico, quantos mols de O2 são necessários para que uma pessoa levante uma caixa de 20,3 kg do chão até uma altura h = 2,0 m? Dados: g = 10 m/s2
(Ufg 2014) Em um experimento, 90 cm3 de um gás são injetados em uma proveta submersa, de modo que o nível do gás em seu interior tenha a mesma altura que a água da cuba, conforme esquema apresentado a seguir. O experimento ocorre a 29 ºC. A massa do gás injetado é de 203 mg. Considerando o exposto, determine a massa molar do gás em questão e escreva a fórmula estrutural plana de um dos isômeros do gás.
(UFG - 2014/Adaptada) A figura a seguir apresenta quatro tubos de ensaio contendo diferentes solues e informaes sobre as constantes do produto de solubilidade. Considerando o exposto, considere as afirmaes: I) A substncia do tubo 1possui menor solubilidade que a do tubo 2. II) Considere que, aps a mistura, as concentraes dos ons Ag+ e I- sejam iguais a 1,010-4 molL-1.Aps a mistura de alquotas das solues presentes nos tubos 3 e 4, haver precipitao. Est(o) correta(s):
(UFG - 2014) O grafeno (forma alotrpica do carbono) considerado um material de elevada transparncia devido baixa absoro de luz (2%) por monocamada formada. Em um experimento, vrias camadas de grafeno foram depositadas sobre uma placa de vidro conforme apresentado na figura a seguir. Em uma das extremidades, um feixe de luz foi incidido na placa. A parte no absorvida pelo material foi transmitida e detectada com uso de um sensor posicionado acima da placa, conforme ilustrado na figura. Com base nas informaes fornecidas, a) Esboce um grfico que represente a porcentagem de luz transmitida em funo da quantidade de camadas de grafeno quando a placa de vidro deslocada conforme indicado na figura. Desconsidere qualquer interferncia do vidro; b) Cite outras trs formas alotrpicas do carbono.
(UFG - 2014) Os processos envolvidos nas mudanas de estado fsico da matria, conforme figura a seguir, envolvem transferncia de calor. Dentre esses processos, os que envolvem, respectivamente, absoro e liberao de calor so:
(Ufg 2014) Em 1989, foi anunciada a realização em laboratório da assim chamada fusão a frio, um processo de fusão nuclear à temperatura ambiente realizada por meio de uma célula eletroquímica. Apesar do clamor inicial suscitado por esse resultado, experimentos sucessivos não conseguiram reproduzi-lo. De acordo com o que foi divulgado à época, núcleos de deutério 2H se fundiam por meio das reações: Para a situação apresentada, considere uma célula eletroquímica que possibilite o processo de fusão a frio gerando uma potência de 11,2 W. Na hipótese de que as duas reações aconteçam com a mesma frequência, conclui-se que os nêutrons liberados durante 1 segundo seriam: Dados: