Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFJF 2011 | Gabarito e resoluções

1-8 de 8
Questão
2011Geografia

(Ufjf 2011) Leia o texto abaixo sobre os recentes protestos no mundo árabe. Tudo começou em dezembro de 2010, na Tunísia, quando um jovem ateou fogo ao próprio corpo após a polícia fechar sua fonte de renda, uma banca de frutas e verduras. O caso, potencializado por denúncias de corrupção do governo, deflagrou uma onda de levantes populares contra o desemprego, a pobreza e a inflação galopante. Em 14 de janeiro, o presidente Zine Al-Abidine Bem Ali (no poder desde 1987) deixou o país. Com o sucesso do evento, outras manifestações eclodiram em terras do norte da África e do Oriente Médio. [...] O efeito dominó, que começou na Tunísia, alcançou Egito e Líbia e impulsionou a situação de tensão e os protestos em vários países do entorno, teve um componente especial. Embaladas por um sentimento de igualdade, as pessoas pensavam: Se foi possível em Túnis e Cairo, por que não aqui? , explica Marcelo Lopes de Souza, professor da UFRJ. FERNANDES, Elisângela. De olho na África e no Oriente Médio. Nova Escola, São Paulo, Fundação Victor Civita, ano XXVI, n. 241, abr. 2011. p. 72. Adaptado. Leia as afirmativas a seguir: I. Essas manifestações não puderam ocorrer antes, pois, até a Guerra Fria, os países árabes submetiam seus interesses nacionais aos do capitalismo estadunidense e do comunismo russo. II. Também chamada de Primavera dos Povos, esse conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza. III. A profunda crise do subprime de 2008, a qual foi muito sentida pelos países norte-africanos, piorando os níveis de pobreza, foi um detonador para a elevação do preço dos alimentos e de outros produtos básicos. IV. Esses regimes, nascidos dos nacionalismos árabes entre as décadas de 1950 e 1970, foram se convertendo em governos repressores que impediam a oposição política. V. O desenvolvimento industrial e o substancial crescimento do proletariado urbano árabe, entre 1990 e 2000, originaram novos problemas sociais. A situação dos operários era precária. Sobre as manifestações atuais, assinale a alternativa correta.

Questão
2011História

(UFJF - 2011) Leia os versos, abaixo, de autoria de Vincius de Moraes. Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada MORAES, Vincius de.Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro, Aguiar, 1974, p. 265. Nesse poema, o autor

Questão
2011Biologia

(UFJF 2011) Se fizermos uma analogia funcional entre as estruturas animais e vegetais, podemos afirmar que a pele, os ossos, os vasos sanguíneos e o sangue podem equivaler, nas plantas, respectivamente, a:

Questão
2011Matemática

(UFJF - 2011) Dado dois polinmios A(x) e B(x), sabe-se que S(X)= A(x) + B(x) um polinmio de grau 5. correto afirmar:

Questão
2011Português

(UFJF - 2011) Leia os versos, abaixo, de autoria de Vincius de Moraes. Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada MORAES, Vincius de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro, Aguiar, 1974, p. 265. Nesse poema, o autor

Questão
2011História

(UFJF - 2009) A aspirao mxima do escravo, obtido por guerra, era alcanar a alforria. Vrios textos aconselhavam a promessa de liberdade como estmulo. A deciso de libertar o escravo partia do senhor na imensa maioria dos casos e, com freqncia, o candidato alforria pagava seu preo ao dono. (CARDOSO, C. O trabalho compulsrio na antiguidade. Adaptado. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p. 57) Em Atenas, no sculo V a.C., normalmente quando o escravo de um particular era libertado, ele passava a ser considerado:

Questão
2011Biologia

(UFJF 2011) A esquistossomose intestinal uma doena parasitria causada peloSchistosoma mansoni (Platyhelminthes, Trematoda, Digenea), tambm conhecida comoxistose ou barriga-dgua. O Brasil um foco endmico da esquistossomose, com mais deseis milhes de pessoas infectadas. O ciclo do Schistosoma mansoni envolve dois hospedeiros; o homem o hospedeiro definitivoe os caramujos aquticos do gnero Biomphalaria so os hospedeiros intermedirios. As formas de controle da doena envolvem o tratamento das pessoas doentes, a implantaode medidas de saneamento bsico e a eliminao dos moluscos hospedeiros intermedirios. Sobre as formas de controle da doena mencionadas acima, leia as seguintes afirmativas: I. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicao anti-helmntica visa eliminao das formas adultas do parasito, as quais s esto presentes no hospedeirodefinitivo. II. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicao anti-helmntica visa eliminao das formas larvais do parasito, que s esto presentes no hospedeiro definitivo. III. A implantao de medidas de saneamento bsico impede que os ovos do parasito,eliminados com as fezes do hospedeiro definitivo, cheguem aos corpos de gua (rios,audes, crregos) e liberem os miracdios, que so larvas infectantes para os hospedeirosintermedirios. IV. A eliminao dos moluscos visa interrupo do ciclo do parasito, uma vez que ascercrias, que so as formas infectantes para os humanos, s se desenvolvem nosmoluscos hospedeiros intermedirios. V. A eliminao dos moluscos visa interrupo do ciclo do parasito, uma vez que os ovos doSchistosoma mansoni, que so as formas infectantes para os humanos, so eliminados comas fezes dos moluscos. Esto corretas:

Questão
2011Química

(UFJF 2011) O rincoforol um feromnio utilizado no controle da praga do coqueiro e tem como funo principal atrair um elevado nmero de insetos da mesma espcie, geralmente com o objetivo de indicar a presena de alimento. Analisando a estrutura do rincoforol, considere as afirmativas de I a IV abaixo: I. A molcula de rincoforol pode ser oxidada a cido carboxlico por tratamento com uma soluo cida de dicromato de potssio. II. Os tomos C-2, C-4 e C-5 possuem hibridao sp, sp3 e sp2, respectivamente. III.A hidratao do rincoforol em meio cido produz um composto que possui mais um grupo hidroxila e mais um carbono quiral. IV. A molcula de rincoforol apresenta isomeria cis-trans. So verdadeiras as afirmaes:

1-8 de 8