Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFJF 2017 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2017História

(Ufjf-pism 1 2017) Leia atentamente o trecho a seguir. Ele faz parte do Voto do Padre Antônio Vieira sobre as dúvidas dos moradores de São Paulo acerca da administração dos índios, de 1694. São, pois, os ditos índios aqueles que, vivendo livres e senhores naturais das suas terras, foram arrancados delas por uma violência e tirania e trazidos em ferros com a crueldade que o mundo sabe, morrendo natural e violentamente muitos nos caminhos de muitas léguas até chegarem às terras de São Paulo, onde os moradores delas ou os vendiam, ou se serviam e se servem deles como escravos. VIEIRA, A. (Pe.) Escritos instrumentais sobre os índios. São Paulo: Educ; Loyola; Giordano, 1992. p. 102. Sobre a escravização das populações indígenas no início do processo de colonização naAmérica Portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) Leia atentamente o texto abaixo sobre a implantação do transporte ferroviário no Brasil do século XIX. No século XIX, os caminhos de ferro simbolizavam o progresso material das nações. O Mundo Ocidental conheceu um fenômeno denominado coqueluche ferroviária para expressar a grande expansão das vias férreas, na época. (...) O Brasil manifestou interesse pelas ferrovias ainda na primeira metade do século XIX, quando esse sistema de transporte engatinhava nos países desenvolvidos. A expansão da economia primário-exportadora demandava uma infraestrutura de transporte eficiente que reduzisse os custos de ocupação das fronteiras. (...) A precariedade dos transportes por tropas representava um ponto de estrangulamento no processo de crescimento da produção agrária no país. BORGES, B.G. Ferrovia e modernidade. Revista UFG, Dez. 2011, Ano XIII n. 11, p. 28-29. Acerca desse contexto histórico, é CORRETO afirmar que:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) A partir do final do século XVIII, as novas regras e condutas burguesas passaram a ganhar popularidade. As intimidades fisiológicas, atitudes à mesa, comportamento de homens e mulheres eram algumas dessas maneiras que indicavam civilidade. Os manuais de bom-tom fizeram um certo sucesso no século seguinte, sobretudo no que se refere aos papéis sociais dos indivíduos. Tais papéis foram incorporados, paulatinamente, pela população europeia. Em relação a essas novas normas de conduta relativas ao comportamento de homens e mulheres, assinale a resposta CORRETA:

Questão
2017História

Leia as afirmações a seguir. A História chamada de Antiga faz parte do repertório cultural do Ocidente. Ela representa para nós uma espécie de História das nossas origens. A História Antiga é vista como o ponto inicial de nossa jornada através da História. GUARINELLO, N. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. p. 8. Adaptado. Existe em nossa atualidade uma série de características que podem ser consideradas, de alguma forma, heranças recebidas da Antiguidade greco-romana. Entre elas, assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 3 2017) Leia os trechos abaixo e, em seguida, responda ao que se pede: Trecho do discurso de posse do Marechal Humberto Castelo Branco, em 1964 Defenderei e cumprirei com honra e lealdade a Constituição do Brasil, inclusive o Ato Institucional que a integra. Cumprirei e defenderei ambos com determinação, pois serei escravo das leis do país e permanecerei em vigília para que todos as observem com exação e zelo. Meu governo será o das leis, o das tradições e princípios morais e políticos que refletem a alma brasileira. O que vale dizer que será um governo firmemente voltado para o futuro, tanto é certo que um constante sentimento de progresso e aperfeiçoamento constitui a marca e também o sentido de nossa história política e social. Disponível em: http://www.bradoretumbante.org.br/historia/generais-no-poder/as-promessas Acessado em 13/10/2016. Trecho do discurso de posse do General Emilio Garrastazu Médici,em 1969 Homem da fronteira, creio em um mundo sem fronteira entre os homens. Sinto por dentro aquele patriotismo aceso dos fronteiriços, que estende ponte aos vizinhos, mas não aceita injúrias nem desdéns e não se dobra na afirmação do interesse nacional. Creio em um mundo sem fronteiras entre países e homens ricos e pobres. E sinto que poderemos ter um mundo sem fronteiras ideológicas, onde cada povo respeite a forma de outros povos viverem, onde os avanços científicos fiquem na mão de todo homem, na mão de todas as nações, abrindo-se à humanidade a opção de uma sociedade aberta. Fronteiriço, não sei, não vejo, não sinto, não aceito outra posição do Brasil no mundo que não seja a posição de altivez. Disponível em: http://www.alertatotal.net/2015/12/discurso-de-posse-de-emilio-garrastazu.html Acessado em 13/10/2016 De acordo com os dois trechos é CORRETO afirmar que:

Questão
2017História

(UFJF- 2017) Leia atentamente o texto abaixo e em seguida responda: O Ato Adicional de 1834 reformou a constituio em sentido descentralizante. Criou as assembleias provinciais, concedendo mais poder s provncias, e aboliu o Conselho de Estado. maior descentralizao seguiu-se um recrudescimento dos conflitos e revoltas provinciais. Nunca houve perodo mais conturbado na histria do Brasil. CARVALHO, J. M.. D. Pedro II: ser ou no ser. So Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 36. As revoltas ocorridas durante o perodo regencial expressavam um grande descontentamento com o projeto centralizado de Estado, liderado pelas elites enraizadas na Corte. Sobre as revoltas regenciais CORRETO afirmar que:

Questão
2017História

(Ufjf-pism 2 2017) Leia a frase a seguir: Por meio de tudo isso pela divisão de trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina de tempo. THOMPSON, E. P. Costumes em Comum. São Paulo: Cia das Letras, 2000, p. 297. O relógio era um aparelho pouco utilizado até o século XVIII. O tempo era marcado pelos movimentos naturais e atividades agrícolas da maioria da população da Inglaterra. A partir da Revolução Industrial, o relógio passou a ser considerado o principal marcador do tempo nas sociedades capitalistas. Sobre a relação entre a marcação do tempo e o processo de industrialização na Europa, marque a resposta CORRETA:

Questão
2017História

(UFJF PISM - 2017) Alguns pensamentos lutam em minha cabea, Como uma guerra entre anjos e demnios, Uma guerra entre meus punhos e os muros, Entre minhas mos e o tempo glacial, Entre mim e a nostalgia, Entre mim e a lngua francesa, Uma guerra, entre mim e os olhares estranhos, Meu olhar e o olhar da polcia, Uma guerra entre mos e cercas, Entre nao e governo, Uma guerra entre pssaros e fronteiras. Trecho da poesia de autoria de Babak, refugiado iraniano em Calais, norte da Frana. Fonte: https://caminhodasdunasblog.wordpress.com/2016/06/19/eucaminharei/. Acesso em: 21 de agosto de 2016. Sobre a situao dos refugiados na Europa, pode-se afirmar que: I. refugiado toda a pessoa que se evade de seu pas de origem em busca por oportunidades de trabalho, o que o caracteriza como um imigrante. II. refugiado toda a pessoa que se retira de seu pas de origem em razo de conflitos armados e perseguies poltica, religiosa ou racial. III. os refugiados so vtimas da xenofobia por parte de segmentos da classe mdia empobrecidos com as polticas de austeridades na Europa. Assinale a alternativa CORRETA:

Questão
2017História

(UFJF -2017) Leia o texto a seguir e observe com ateno a imagem da pintura a leo de um rei francs em um campo de batalha. Os dois esto relacionados ao perodo dos Estados Absolutistas Modernos: Como importante que o pblico seja governado por um s, tambm importa que quem cumpre essa funo esteja de tal forma elevado acima dos outros que ningum se possa confundir ou se comparar com ele; no se pode retirar do seu chefe a mnima marca da superioridade que o distingue.... RIBEIRO, R. J. A tica no Antigo Regime. So Paulo: Moderna, 1999. p. 54. Sobre os Estados Absolutistas, assinale a alternativa CORRETA:

1-9 de 9