(Ufjf-pism 2 2019) Dentre os vertebrados, os peixes apresentam a maior diversidade em número de espécies, com fundamental importância ecológica para o equilíbrio dos ambientes marinhos e de água doce. Esses vertebrados são classificados em dois grandes grupos: os condrictes e os osteíctes. Sobre as principais características dos peixes, assinale a alternativa CORRETA:
Os osteíctes possuem epiderme coberta por escamas dérmicas, esqueleto predominantemente ósseo e não apresentam bexiga natatória.
Embora a maioria dos peixes apresente respiração branquial, alguns osteíctes possuem um pulmão primitivo e, portanto, são capazes de absorver oxigênio do ar atmosférico, sendo conhecidos como “peixes pulmonados”.
Os condrictes, representados pelos tubarões e pelas raias, apresentam esqueleto predominantemente ósseo, possuem fecundação interna e algumas formas são vivíparas.
A principal excreta nitrogenada liberada pelos peixes é o ácido úrico, já que esses animais vivem em ambiente aquático, com abundante disponibilidade de água para eliminar suas excretas.
Os peixes possuem circulação simples e seu coração possui quatro câmaras: átrio esquerdo, átrio direito, ventrículo esquerdo e ventrículo direito.