Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFPB 2007 | Gabarito e resoluções

1-13 de 13
Questão
2007História

(UFPB - 2007) Para administrar as suas terras da Amrica, a Metrpole Portuguesa organizou um sistema administrativo formado por vrios nveis de governo. Sobre a estrutura administrativa colonial adotada pelo Imprio Portugus, em suas possesses americanas, leia as afirmativas a seguir. I. As capitanias hereditrias foram criadas em 1534 e constituram a primeira forma de gesto administrativa da Amrica Portuguesa. Doadas a particulares - os donatrios -, as capitanias visavam garantir a posse das terras atravs da sua colonizao. Todavia, como apenas as de So Vicente e Pernambuco prosperaram, foi estabelecido, na Bahia de Todos os Santos, o Governo Geral, em 1549, que se sobreps as capitanias existentes. II. A Paraba no constava entre as capitanias hereditrias, sendo criada depois, em 1585, poca dos Governos-Gerais, portanto, sob controle direto da Coroa. Da a sua designao de real, posto que era propriedade do Estado monarquico, encarnado no Rei, como era o costume no Antigo Regime. Por esse motivo, nunca houve donatrios da capitania da Paraba, mas sim governadores ou capites-mores. III. As Cmaras municipais das vilas e cidades foram instncias administrativas que representavam o poder dos senhores locais. Eram ocupadas pelos homens bons, categoria social de sesmeiros, a nobreza da terra, e por comerciantes e seus representantes. Mulheres, gentios e homens livres pobres, por serem dependentes, e os escravos, por serem propriedade, estavam excludos da representao. Est(o) correta(s):

Questão
2007História

(UFPB - 2007) O Iluminismo, corrente de pensamento nascida na Europa ocidental do sculo XVIII, fundamentou uma nova organizao poltica, social e econmica, que inaugurou a chamada Idade Contempornea. Sobre essa corrente de pensamento, correto afirmar que

Questão
2007História

(UFPB - 2007) A Independncia das Treze Colnias Inglesas, em 1776, criou os Estados Unidos da Amrica. Sobre esse processo de independncia, com fortes repercusses na Europa e nas Amricas, correto afirmar que:

Questão
2007Física

(Ufpb 2007) Dois corpos, A e B, de massas mA = 3 kg e mB = 2 kg, respectivamente, deslocam-se sem atrito sobre um plano horizontal. Inicialmente, seus vetores velocidade são vA = 3i + 2j e vB = -2i + 3j, onde i e j são, respectivamente, os vetores unitários, nas direções x e y, de um sistema cartesiano sobre o plano. Os valores das componentes são dados em m/s. Em um dado instante, os corpos colidem e o corpo A tem sua velocidade alterada para v'A = i + 3j. Nessas circunstâncias, o novo vetor velocidade do corpo B é:

Questão
2007Matemática

(UFPB - 2007) Um artista plstico pintou um painel na fachada de um prdio, que estrepresentado, graficamente, pela parte hachurada da figura a seguir. Sabe-se que a regio retangular ABCD representa o painel. De acordo com a figura, pode-seconcluir que a rea do painel, em m2, :

Questão
2007Matemática

(UFPB - 2007) Sabe-se que a presso atmosfrica varia com a altitude do lugar. Em Fortaleza,ao nvel do mar, a presso 760 milmetros de mercrio (760 mmHg). Em So Paulo, a 820metros de altitude, ela cai um pouco. J em La Paz, capital da Bolvia, a 3.600 metros dealtitude, a presso cai para, aproximadamente, 500 mmHg. Nessa cidade, o ar mais rarefeitodo que em So Paulo, ou seja, a quantidade de oxignio no ar, em La Paz, menor que emSo Paulo. (Adaptado de: . Acesso em: 02 ago. 2006). Esses dados podem ser obtidos a partir da equao h = 18400 log10(760/P), que relaciona apresso atmosfrica P, dada em mmHg, com a altura h, em metros, em relao ao nvel domar. Com base nessa equao, considere as seguintes afirmaes: I. Quando h = 1840 m, a presso ser P = 76 mmHg. II. Quando P = 7,6 mmHg, a altura ser h = 36800 m. III. A presso P dada em funo da altura h pela expresso De acordo com as informaes dadas, est(o) correta(s) apenas:

Questão
2007Física

(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV. Os diagramas que, corretamente, representam a relao vetorial F = A - B so apenas:

Questão
2007Biologia

(UFPB2007) Enquanto ainda se discutia a hiptese da clula como constituintefundamental de todos os seres vivos, passou-se tambm a especular sobre a sua origem: asclulas formavam-se espontaneamente ou teriam origem a partir de clulas preexistentes? Aresposta veio com os estudos de Walther Flemming, que descreveu, detalhadamente, oprocesso de diviso mittica. Esse e outros estudos levaram ao estabelecimento da TeoriaCelular, uma das mais importantes generalizaes da histria da Biologia, que assimsintetizada: Todos os seres vivos so constitudos por clulas e por estruturas que elasproduzem. As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das clulas, enovas clulas se formam pela diviso de clulas j existentes. Assim, a compreenso dofenmeno da vida passa, necessariamente, pelo conhecimento da clula. (Adaptado de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das clulas. 2. ed. So Paulo:Moderna, 2004.) De acordo com o texto, correto afirmar:

Questão
2007Química

(UFPB 2007) A qumica como cincia e os processos de transformao a ela inerentes esto presentes em toda a dinmica da vida animal e vegetal. Aspectos como a configurao eletrnica e a posio dos tomos na tabela peridica, a energia envolvida na formao do on positivo (energia de ionizao) e do on negativo (afinidade eletrnica), a frmula da molcula, suas ligaes, os orbitais participantes e a geometria so determinantes, para compreender e prever as propriedades fsicas e qumicas das inmeras substncias existentes. por meio dessa compreenso que se procura entender a funo e a atuao de determinada substncia em qualquer organismo. Dentre os conjuntos de nmeros qunticos {n,ℓ,m,s} apresentados nas alternativas a seguir, um deles representa nmeros qunticos NO permitidos para os eltrons da subcamada mais energtica do Fe(II), um on indispensvel para a sustentao da vida dos mamferos, pois est diretamente relacionado com a respirao desses animais. Esse conjunto descrito corresponde a:

Questão
2007Espanhol

(UFPB -2007) CONSEJOS DE MARTN FIERRO A SUS HIJOS Debe trabajar, el hombre, para ganarse su pan, pues la miseria, en su afn, de perseguir de mil modos, llama en la puerta de todos, y entra en la del haragn. Muchas cosas PIERDE el hombre que a veces las vuelve a hallar; pero les debo ensear, - y es bueno que lo recuerden - Los hermanos sean unidos, porque sa es la ley primera; tengan unin verdadera en cualquier tiempo que sea, porque si entre ellos pelean los devoran los de afuera. IZQUIERDO, Rosita Rioseco et alli. Yo pienso y aprendo. Santiago: Andrs Bello, 2000. Observando el verbo perder, que aparece en la segunda estrofa del texto, y su cambio voclico (e-ie) en presente de indicativo, es correcto decir que siguen el mismo cambio los verbos:

Questão
2007Matemática

(Ufpb 2007) Sabe-se que a pressão atmosférica varia com a altitude do lugar. Em Fortaleza, ao nível do mar, a pressão é 760 milímetros de mercúrio (760 mmHg). Em São Paulo, a 820 metros de altitude, ela cai um pouco. Já em La Paz, capital da Bolívia, a 3.600 metros de altitude, a pressão cai para, aproximadamente, 500 mmHg. Nessa cidade, o ar é mais rarefeito do que em São Paulo, ou seja, a quantidade de oxigênio no ar, em La Paz, é menor que em São Paulo.                                                                 (Adaptado de: . Acesso em: 02 ago. 2006). Esses dados podem ser obtidos a partir da equação h = 18400 log10 (760/P), que relaciona a pressão atmosférica P, dada em mmHg, com a altura h, em metros, em relação ao nível do mar. Com base nessa equação, considere as seguintes afirmações: I. Quando h = 1840 m, a pressão será P = 76 mmHg.II. Quando P = 7,6 mmHg, a altura será h = 36800 m.III. A pressão P é dada em função da altura h pela expressão De acordo com as informações dadas, está(ão) correta(s) apenas:

Questão
2007Biologia

(Ufpb 2007) As formas de reproduo dos organismos multicelulares podem incluir etapas sexuadas e assexuadas. Esses processos envolvem mitose e meiose; a primeira resulta em constncia gentica e a segunda, em diversidade gentica. Considere o quadro a seguir, que trata dos ciclos reprodutivos da grande maioria dos organismos. Observe que h retngulos numerados nos quais no foi apresentado o tipo de diviso celular. Os retngulos numerados so preenchidos, respectivamente, por:

Questão
2007Física

(Ufpb 2007) Em um experimento de ptica, em sala de aula, uma rgua de 30,0 cm decomprimento, quando colocada perpendicular ao eixo principal e a 24,0 cm do vrtice de umespelho esfrico cncavo, produz uma imagem invertida de 10,0 cm de altura. Nessascircunstncias, a distncia focal do espelho, em cm, :

1-13 de 13