(Ufpb 2011)Em uma fábrica, utiliza-se uma barra de alumínio de 80 cm2 de seção reta e 20 cm decomprimento, para manter constante a temperatura de uma máquina em operação. Uma dasextremidades da barra é colocada em contato com a máquina que opera à temperaturaconstante de 400 oC, enquanto a outra extremidade está em contato com uma barra de gelo nasua temperatura de fusão. Sabendo que o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g, que o coeficiente decondutibilidade térmica do alumínio é de 0,5 cal/s.cm.oC e desprezando as trocas de calor dosistema máquina-gelo com o meio ambiente, é correto afirmar que o tempo necessário paraderreter500 g de gelo é:
(UFPB - 2011) Em uma partida de Curling, uma jogadora arremessa uma pedra circular de 18 kg, que desliza sobre o gelo e para a 30 m da arremessadora. Sabendo que o coeficiente de atrito cintico entre a pedra e o gelo de 0,015, correto afirmar que a pedra foi lanada com velocidade de:
(Ufpb 2011) Um ginasta de 60 kg de massa, exercitando-se sobre uma cama elástica, deseja saltar cada vez mais alto. Sabe-se que, após atingir a altura de 0,8 m acima do nível da cama, o ginasta cai sobre a mesma e sobe até a altura de 1,25 m. Nesse contexto, é correto afirmar que, para esse último salto, o módulo do impulso transmitido pela cama elástica ao atleta foi de: Dados: O valor da aceleração da gravidade: g = 10 m/s2. O valor = 3. A resistência do ar pode ser desconsiderada.
(Ufpb 2010) Considere uma torneira mal fechada, que pinga com um fluxo volumtrico demeio litro por dia, embaixo da qual h um tanque de dimenses (40 cm) x (30 cm) x (10 cm).Desprezando as perdas de gua por evaporao, correto afirmar que o tanque:
(Ufpb 2007) Em um experimento de ptica, em sala de aula, uma rgua de 30,0 cm decomprimento, quando colocada perpendicular ao eixo principal e a 24,0 cm do vrtice de umespelho esfrico cncavo, produz uma imagem invertida de 10,0 cm de altura. Nessascircunstncias, a distncia focal do espelho, em cm, :
(Ufpb 2007) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV. Os diagramas que, corretamente, representam a relao vetorial F = A - B so apenas:
(Ufpb 2007) Dois corpos, A e B, de massas mA = 3 kg e mB = 2 kg, respectivamente, deslocam-se sem atrito sobre um plano horizontal. Inicialmente, seus vetores velocidade são vA = 3i + 2j e vB = -2i + 3j, onde i e j são, respectivamente, os vetores unitários, nas direções x e y, de um sistema cartesiano sobre o plano. Os valores das componentes são dados em m/s. Em um dado instante, os corpos colidem e o corpo A tem sua velocidade alterada para v'A = i + 3j. Nessas circunstâncias, o novo vetor velocidade do corpo B é:
(Ufpb 2006) Um cidadão está à procura de uma festa. Ele parte de uma praça, com a informação de que o endereço procurado estaria situado a 2km ao norte. Após chegar ao referido local, ele recebe nova informação de que deveria se deslocar 4km para o leste. Não encontrando ainda o endereço, o cidadão pede informação a outra pessoa, que diz estar a festa acontecendo a 5km ao sul daquele ponto. Seguindo essa dica, ele finalmente chega ao evento. Na situação descrita, o módulo do vetor deslocamento do cidadão, da praça até o destino final, é