Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFPR 2008 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2008Biologia

(UFPR 2008) Para se descobrir a funo das estruturas celulares, uma via experimental usada peloscientistas a remoo da estrutura celular que se quer estudar e a posterior verificao do que acontece clula na ausncia da estrutura. O uso de organismos mutantes uma alternativa para a obteno dessas clulas modificadas. Embries de sapos compostos de clulas sem nuclolos (anucleoladas) foram comparados a embries normais. O desenvolvimento a partir do zigoto acontece de forma semelhante nos dois casos, mas no momento da ecloso do girino os mutantes anucleolados morrem. Paralelamente a isso, a principal alterao observada nas clulas de indivduos normais foi um aumento significativo na concentrao de ribossomos no citoplasma, o que no ocorreu nos mutantes anucleolados. Com base nessas informaes e nos conhecimentos de Biologia Celular, considere as seguintes afirmativas: 1. Nos indivduos mutantes anucleolados, a ecloso do girino no acontece, por falta de alimentao adequada do embrio, o que leva sua morte. 2. O nuclolo o responsvel pela produo dos ribossomos, por sua vez responsveis pela sntese das protenas necessrias ao processo de ecloso dos girinos. 3. A ecloso do girino s acontece na presena de uma grande quantidade de energia, na forma de ATP, que obtida por meio dos ribossomos. 4. Os indivduos mutantes anucleolados sobreviveram fase embrionria por j contarem com ribossomos prontos, presentes no vulo. Assinale a alternativa correta.

Questão
2008História

(UFPR - 2008) Heri desequilibrado, paladino da liberdade, falastro, corajoso, imprudente, bode expiatrio, patrono da Repblica [...]. Os olhares sobre Tiradentes so to variados quanto os olhares sobre a Inconfidncia Mineira, em particular, e sobre o prprio passado do Brasil. (Dossi Tiradentes na Berlinda. In: Revista de Histria da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Ano 2, n0. 19, abr. 2007, p. 17.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o episdio da Inconfidncia Mineira, considere as afirmativas a seguir: 1. A Inconfidncia Mineira teve a sua influncia terica limitada ao iderio iluminista preconizado pela Revoluo Francesa, apesar da diversidade social verificada entre os conspiradores. 2. A converso de Tiradentes em heri nacional foi amplamente utilizada pelos setores esquerda e direita do quadro poltico brasileiro, o que aponta para a discusso sobre o papel social da construo e da apropriao dos mitos. 3. Ao examinar o perodo colonial brasileiro, vale lembrar que, alm da Inconfidncia Mineira de 1789, Minas Gerais foi palco de vrios outros motins e conspiraes. 4. O desfecho desfavorvel aos inconfidentes pode ser atribudo a dois fatores centrais: a desistncia da cobrana da derrama pelo governo portugus e a delao da conspirao s autoridades da poca. Assinale a alternativa correta.

Questão
2008Português

(Ufpr 2008) O autor apresenta como característica fundamental da televisão a seriação.Segundo ele, essa característica

Questão
2008Redação

Questão
2008Português

(Ufpr 2008) Tendo em vista o texto, considere as afirmações a seguir: 1. A indecisão entre a ética particularista (da casa, amigos, família) e a ética universalista (da rua, do mundo público) é algo que nasce na esfera política e a ela se restringe. 2. O tratamento da corrupção no Brasil é marcado pela duplicidade ética que leva a condenar os estranhos, mas relevar os delitos das pessoas próximas. 3. O combate à corrupção do governo Lula mostrou que ela está vinculada a determinadas ideologias e partidos políticos. 4. A resistência de parlamentares a julgar o presidente do Congresso Nacional faz prevalecer a ética da casa em detrimento da ética da rua. Assinale a alternativa correta

Questão
2008História

(UFTPR) Em 1917, o governo czarista russo sofria a oposio de vrias foras polticas, especialmente dos mencheviques e dos bolcheviques. s dificuldades econmicas e resistncias ao absolutismo dos Romanov somaram-se os efeitos da Primeira Guerra Mundial e as derrotas russas. Em fevereiro de 1917, o czar Nicolau II foi deposto com a revoluo liberal liderada por Kerensky. Sobre o desenrolar da Revoluo Russa e surgimento da U.R.S.S. INCORRETO afirmar que:

1-6 de 6