(UFPR 2010) Sob o ponto de vista poltico, todos os reis medievais ibricos se consideravam herdeiros legtimos e descendentes dos antigos monarcas visigodos. Por isso, consideravam sua qualquer terra ganha aos infiis. Assim surgiu a palavra Reconquista. A guerra permanente tinha-se por justa, at que fosse alcanado o objetivo ltimo. Mais do que um conflito religioso, a Reconquista surgia a todos, na Europa crist, como uma questo de herana. (Adaptado de Oliveira Marques. Breve Histria de Portugal. Lisboa: Presena, 2001. p. 7273.) Sobre o fenmeno da Reconquista, correto afirmar:
(UFPR 2010) A chegada da Família Real e da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 introduziu grandes mudanças na sociedade brasileira. Os grandes proprietários rurais e negociantes aglutinaram-se ainda mais do que antes ao redor da Família Real. Isso permitiu que, no contexto da independência (1822), alguns fenômenos permanecessem. Tendo em vista esses processos, considere as seguintes afirmativas: A escravidão foi mantida, sem que os poucos questionamentos a ela conseguissem prevalecer nem nos projetos de Independência, nem na elaboração de um projeto de Constituição em 1823, nem ainda na Constituição outorgada em 1824. O fim do laço colonial formal com Portugal permitiu a intensificação da relação de dependência frente à Inglaterra. A escravidão atingiu seu auge no Brasil imediatamente após a Independência, ao mesmo tempo em que as negociações internacionais pelo reconhecimento desta última levaram à tentativa de supressão do tráfico de escravos africanos em 1830. O apoio inglês à manutenção da escravidão e do tráfico de escravos permitiu que o cativeiro permanecesse no Brasil até 1888. Assinale a alternativa correta.
(UFPR 2010) A respeito do iluminismo, movimento filosfico que se difundiu pela Europa ao longo do sculo XVIII, considere asseguintes afirmativas: 1. Muitos filsofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores edivulgadores da filosofia poltica produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crtica ao absolutismo. 2. Quanto organizao do Estado, os filsofos iluministas no eram contra a monarquia, mas contra as ideias deque o poder monrquico fora constitudo pelo direito divino e de que ele no poderia ser submetido a nenhumfreio. 3. A descoberta da perspectiva e a valorizao de temas religiosos marcaram as expresses artsticas durante oiluminismo. 4. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas martimas. Assinale a alternativa correta.