(Ufpr 2011) Muitas reações químicas podem ser evidenciadas por uma observação experimental a olho nu. A respeito disso, numere a coluna da direita, relacionando as situações em que são misturadas espécies químicas com as respectivas reações químicas. 1. Carbonato de cálcio (CaCO3) sólido e solução concentrada de ácido clorídrico (HCℓ). ( ) Reação evidenciada pela mudança de cor do meio. 2. Solução concentrada de ácido sulfúrico (H2SO4) e solução concentrada de hidróxido de bário (Ba(OH)2). ( ) Reação evidenciada por uma efervescência devida à liberação de gás incolor e inodoro. 3. Magnésio (Mg) metálico e oxigênio (O2) gasoso. ( ) Reação evidenciada pela precipitação de um sólido branco. 4. Solução concentrada de ácido nítrico (HNO3) e raspas finas de cobre (Cu) metálico. ( ) Reação não evidenciada a olho nu, pois não há alteração na cor ou estado físico na mistura. 5. Solução diluída de ácido clorídrico (HCℓ) e solução diluída de hidróxido de potássio (KOH). ( ) Reação evidenciada pela emissão de luz. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
(UFPR)Segundo Giles (1985, p. 23), o Estado , antes de tudo, o poder institucionalizado e, por extenso, a prpria instituio em que reside o poder, pois, para agir, ele necessita de recursos que s uma organizao pode fornecer. Alm da forma de poder acima mencionada (poder institucional do Estado), outras formas de poder ou concepes acerca do poder podem ser identificadas. Qual das alternativas abaixo se refere noo de Foucault acerca do poder?
(Ufpr 2011) Temos a tendência de pressupor que todas as mudanças que decorreram de um movimento de independência foram para o melhor. Raramente, por exemplo, consideramos um movimento de independência como uma regressão, um triunfo do despotismo sobre a liberdade, de um regime imposto sobre um regime representativo. Apesar disso, no caso da independência do Brasil, essas acusações foram na época imputadas ao novo regime. (Adaptado de MAXWELL, K. Por que o Brasil foi diferente? O contexto da independência. In: MOTTA, C. G. (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 2000, p 181.) Qual dos eventos citados a seguir gerou as acusações mencionadas no texto?
(Ufpr/2011) Leia o texto transcrito abaixo, que pertence ao livro Muitas vozes, de Ferreira Gullar. MEU PAI meu pai foi ao Rio se tratar de um câncer (que o mataria) mas perdeu os óculos na viagem quando lhe levei os óculos novos comprados na Ótica Fluminense ele examinou o estojo com o nome da loja dobrou a nota de compra guardou-a no bolso e falou: quero ver agora qual é o sacana que vai dizer que eu nunca estive no Rio de Janeiro Assinale a alternativa correta.
Em 1914, o astrônomo americano Vesto Slipher, analisando o espectro da luz de várias galáxias, constatou que a grande maioria delas estava se afastando da Via Láctea. Em 1931, o astrônomo Edwin Hubble, fazendo um estudo mais detalhado, comprovou os resultados de Slipher e ainda chegou a uma relação entre a distância (x) e a velocidade de afastamento ou recessão (v) das galáxias em relação à Via Láctea, isto é, . Nessa relação, conhecida com a Lei de Hubble, H0 é determinado experimentalmente e igual a 75 km/(s.Mpc). Com o auxílio dessas informações e supondo uma velocidade constante para a recessão das galáxias, é possível calcular a idade do Universo, isto é, o tempo transcorrido desde o Big Bang (Grande Explosão) até hoje. Considerando 1 pc = 3 x 1016 m, assinale a alternativa correta para a idade do Universo em horas.
(Ufpr 2011) Ao incidir sobre um prisma de vidro, um feixe de luz branca decomposto em vrias cores. Esse fenmeno acontece porque as ondas eletromagnticas de diferentes comprimentos de onda se propagam no vidro com diferentes velocidades, de modo que o ndice de refrao n tem valor diferente para cada comprimento de onda. O estudo das propriedades ticas de um pedao de vidro forneceu o grfico ao lado para o ndice de refrao em funo do comprimento de onda da luz. Suponha a velocidade da luz no vcuo igual a 3,0 x 108 m/s. Com base nos conceitos de tica e nas informaes do grfico, assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2011) Um pesquisador produziu um novo material e, para investigar possveisaplicaes tecnolgicas, estudou o comportamento eltrico de um objeto cilndrico feito comesse material. Aplicaram-se diversos valores de diferenas de potencial ∆V a esse objeto emediu-se a corrente eltrica i que circulou por ele. Foi obtido ento o grfico ao lado: Com base nesse grfico, considere as seguintes afirmativas: 1. O objeto apresenta comportamento hmico apenas para diferenas de potencial entre 0 V e1 V. 2. Quando submetido a uma diferena de potencial de 4 V, a resistncia eltrica do objeto valeR = 20. 3. Para diferenas de potencial entre 1 V e 3 V, a resistncia eltrica do objeto constante. 4. Quando aplicada uma diferena de potencial de 2 V, a potncia eltrica dissipada pelo objeto igual a 1 W. Assinale a alternativa correta.