Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - UFPR 2012 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2012Biologia

(UFPR 2012) Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transporte passivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a ser transportado através da bicamada lipídica da membrana. Já o transporte ativo sempre depende de proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga, desligando-se posteriormente do outro lado da membrana. Ambos os tipos de transporte estão esquematizados na figura abaixo. Com base nessas informações e nos conhecimentos de biologia celular, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos de cada tipo de transporte.

Questão
2012Biologia

(Ufpr 2012) A esquistossomose é uma doença parasitária considerada grave, por ser a que mais causa morte em humanos dentre as causadas por organismos multicelulares. Uma forma de se combater essa doença é o controle biológico pelo uso de peixes como o tambaqui. De que maneira esse peixe ajuda a combater a doença em humanos?

Questão
2012Biologia

(UFPR 2012) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura mxima de um tecido capaz de sustentar suas clulas se o mecanismo de transporte realizado apenas por difuso. Clulas, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxignio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gs carbnico para poderem realizar suas funes vitais adequadamente. O principal sistema que prov essas condies nos cordados vertebrados o sistema circulatrio. Inegvel reconhecer que, graas a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos to grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo no apresentando um sistema circulatrio completo, com corao e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas: 1. Porferos no apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, no so capazes de desenvolver rgos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, porferos so animais para os quais a regra do 1 mm efetivamente aplicvel, e por isso nenhuma espcie desse grupo atinge esse tamanho. 2. Alguns cnidrios (celenterados) podem atingir grandes dimenses. As solues para o problema do 1 mm so variveis e geralmente baseadas em duas caractersticas: a) esses animais so diblsticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a gua externa ou com a gua da gastroderme); b) o aumento corporal est associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas clulas, denominada mesogleia. 3. Animais pseudocelomados (tambm denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocfalos e rotferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais. 4. Apesar de serem acelomados e de no apresentarem um sistema circulatrio, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. o caso das planrias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tnias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos especficos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem atravs do trato digestivo e pela superfcie corporal desses animais, com um processo de difuso eficiente. Assinale a alternativa correta.

Questão
2012Biologia

(UFPR 2012) Considere a figura abaixo, que apresenta as principais porções do sistema digestório. A tabela mostra o gradiente de pH e a biomassa bacteriana em algumas destas porções, listadas em ordem aleatória Local Gradiente de pH Biomassa bacteriana (células/mL) jejuno 7,0 - 9,0 104-5 cólon 5,0 - 7,0 1011 íleo 7,0 - 8,0 108 estômago 1,5 - 5,0 102-3 duodeno 5,0 - 7,0 103-4 A partir das informações apresentadas, é correto afirmar:

1-4 de 4