(Ufpr 2014) O espectrômetro de massa é um equipamento utilizado para se estudar a composição de um material. A figura abaixo ilustra diferentes partículas de uma mesma amostra sendo injetadas por uma abertura no ponto O de uma câmara a vácuo. Essas partículas possuem mesma velocidade inicial v, paralela ao plano da página e com o sentido indicado no desenho. No interior desta câmara há um campo magnético uniforme B perpendicular à velocidade v, cujas linhas de campo são perpendiculares ao plano da página e saindo desta, conforme representado no desenho com o símbolo . As partículas descrevem então trajetórias circulares identificadas por I, II, III e IV. Considerando as informações acima e os conceitos de eletricidade e magnetismo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A partícula da trajetória II possui carga positiva e a da trajetória IV possui carga negativa.( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma carga, a da trajetória II tem maior massa que a da trajetória I.( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma massa, a da trajetória III tem maior carga que a da trajetória II.( ) Se o módulo do campo magnético B fosse aumentado, todas as trajetórias teriam um raio maior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Considere um edifício em construção, constituído pelo andar térreo e mais dez andares. Um servente de pedreiro deixou cair um martelo cuja massa é 0,5 kg a partir de uma altura do piso do décimo andar. Suponha que cada andar tem uma altura de 2,5 m e que o martelo caiu verticalmente em queda livre partindo do repouso. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e o martelo como uma partícula. Despreze a resistência do ar, a ação do vento e a espessura de cada piso. Levando em conta as informações dadas, analise as seguintes afirmativas: 1. A velocidade do martelo ao passar pelo teto do 1 andar era 20 m/s. 2. A energia cinética do martelo ao passar pelo piso do 5 andar era maior que 100 J. 3. Se a massa do martelo fosse o dobro, o tempo de queda até o chão diminuiria pela metade. Assinale a alternativa correta.
Com o objetivo de encontrar grande quantidade de seres vivos nas profundezas do mar, pesquisadores utilizando um submarino chegaram at a profundidade de 3.600 m no Plat de So Paulo. A presso interna no submarino foi mantida igual presso atmosfrica ao nvel do mar. Considere que a presso atmosfrica ao nvel do mar de ,a acelerao da gravidade 10 m/s2 e que a densidade da gua seja constante e igual a 1,0 x 10 kg/m.Com base nos conceitos de hidrosttica, assinale a alternativa que indica quantas vezes a presso externa da gua sobre o submarino, naquela profundidade, maior que a presso no seu interior, se o submarino repousa no fundo do plat.
(Ufpr 2014) Um microscpio composto constitudo, em sua forma mais simples, por duaslentes convergentes colocadas em sequncia, conforme esquematizado na figura abaixo. Alente mais prxima ao objeto chamada objetiva e a lente mais prxima ao olho humano chamada ocular. A imagem formada pela objetiva real, maior e invertida, e serve como objetopara a ocular, que forma uma imagem virtual, direita e maior com relao imagem formadapela objetiva. Suponha que a distncia focal da lente objetiva seja 1 cm, a distncia focal dalente ocular seja 4 cm e a distncia entre as lentes seja de 6 cm. Com base nas informaes acima e nos conceitos de ptica, identifique como verdadeiras (V)ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Para que a imagem formada pela objetiva tenha as caractersticas especificadas noenunciado, o objeto deve estar a uma distncia maior que 2 cm dessa lente. ( ) Supondo que o objeto esteja a uma distncia de 1,5 cm da objetiva, a imagem formadapor esta lente estar a 3 cm dela. ( ) A imagem final formada por este microscpio virtual, invertida e maior em relao aoobjeto. ( ) A imagem formada pela objetiva deve estar a uma distncia maior que 4 cm da ocular. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.