(UFPR - 2016 - 2ª FASE)
Envolvendo trabalho, política, imaginário, saúde, cultura, redes, desejos, gênero etc., desde Marcel Mauss ([1950], 2005) e Abdelmaleck Sayad (1998) se compreende a migração como um fato social total. [...]. A mobilidade do trabalho há tempos constitui um dos principais fatores das migrações. Mais recentemente, embora perceptíveis já há algum tempo, políticas migratórias transnacionais, guerras, conflitos étnicos e religiosos, mudanças climáticas e orientação sexual têm se destacado como motivações relevantes de fluxos migratórios e como chaves de análise para a sua melhor compreensão e formulação de políticas públicas voltadas a migrantes, apátridas, deslocados e refugiados.
(Travessia – Revista do Migrante, n.77, jul.-dez./2015, p.5.).
Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre o fenômeno da migração internacional, faça o que se pede:
a) Escreva um texto de até 8 linhas, explicando por que migrantes e refugiados são considerados ora como uma solução, ora como um problema para os países de destino.
b) Em no máximo 10 linhas, caracterize e diferencie migrantes econômicos, refugiados e apátridas. Dê exemplos, no contexto do mundo atual, de um caso de migração econômica e de um caso de fluxo de refugiados, identificando suas causas principais.