(UFPR - 2016 - 2ª FASE)
Leia o seguinte excerto de autoria do historiador Enrique Serra Padrós:
A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares de Segurança Nacional que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 60 e 80. Na prática, consistiu na extrapolação além-fronteiras dos mecanismos repressivos que já vinham sendo colocados em prática, com muita eficiência, no interior de cada um dos países. Através de um complexo processo de articulação e coordenação das forças de segurança, procurou-se combater a oposição exilada na região e, posteriormente, toda e qualquer forma de dissidência, manifestação e denúncia contra as ditaduras em qualquer parte do planeta, casos da Europa e dos Estados Unidos (EUA).
(Extrato do capítulo: “Conexão repressiva internacional: o Rio Grande do Sul e o Brasil na rota do Condor”. Em: Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Org. Enrique Serra Padrós, Vânia M. Barbosa, Vanessa Albertinence Lopez, Ananda Simões Fernandes. Porto Alegre: Corag, 2009. pág. 49.)
Considerando o trecho acima e de acordo com os conhecimentos sobre a Doutrina de Segurança Nacional (DSN) no Cone Sul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), delineie a origem e o contexto de implementação da DSN, identificando as três características mais relevantes da sua implementação nas Ditaduras latino-americanas entre as décadas de 1960 e 1980.