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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2016 - 2 FASE)Leia o trecho abaixo, a resp

(UFPR - 2016 - 2ª FASE)

Leia o trecho abaixo, a respeito dos processos migratórios mais recentes.

As cenas de frágeis barcos rebocados em alto mar ou de centenas de pessoas amontoadas em improvisados campos de refugiados causam indignação, insuflam a solidariedade e obrigam as autoridades a tomar atitudes para a resolução do problema. Por outro lado, a chegada de milhares de imigrantes muçulmanos, negros e ciganos vem aumentando o sentimento xenófobo de parte da população europeia [...]. Diante da crise econômica, que parece global, os fascistas e neonazistas vêm ampliando o espaço político na Europa, notadamente na Alemanha, Áustria, França, Suécia, Grécia, Itália e Irlanda. É curioso, porque justamente a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Itália, a Irlanda e a Suécia despejaram, no século XIX, milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras, o que provocou um reequilíbrio demográfico, possibilitando o reerguimento econômico no século seguinte. Estes, que deveriam ser os primeiros a abrir as portas para os estrangeiros, veem em uma dimensão cada vez larga crescer o preconceito étnico e religioso. Aliás, de forma patética, algo semelhante começa a ocorrer no Brasil. País de diversidade étnica, acompanhamos horrorizados as manifestações explícitas de xenofobia e racismo contra os médicos cubanos e mais recentemente contra senegaleses e haitianos. Onde vive o ser humano, mora a estupidez.
RUFFATO, Luiz. Imigração e xenofobia. El País. Set. 2015. Seção Opinião. Disponível em: < http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/09/opinion/ 1441811691_233922.html>. Acesso em: 21 ago. 2016.

O texto aborda o processo migratório na perspectiva da reação negativa por parte de alguns países que têm recebido refugiados. Discorra sobre esse processo a partir de perspectiva diferente da reação negativa que está presente no texto, enfocando aspectos socioeconômicos e culturais desse contato.