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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2020 - 1 fase)O texto a seguir referncia p

(UFPR - 2020 - 1ª fase)

O texto a seguir é referência para as questões 05 a 09.

1 Nos atuais debates sobre a globalização, como nas discussões sobre a pós-modernidade, existe uma pressuposição-chave
2 compartilhada pela maioria dos participantes: a do caráter único da nossa época como a era par excellence da aceleração da
3 mudança cultural e social, da “compressão do tempo-espaço” seguindo uma revolução nas comunicações, de uma economia global
4 dominada por corporações multinacionais, da americanização ou até da “McDonaldização” do mundo e assim por diante. Em alguns
5 aspectos, nossa época é realmente única, mas assim o foram outras gerações e outros séculos. Estamos longe de ser as primeiras
6 pessoas a ficarem preocupadas ou excitadas pela ideia de que nossas experiências são muito diferentes daquelas das gerações
7 passadas. De fato, se definirmos globalização como um processo de contatos cada vez mais intensos – sejam econômicos, políticos
8 ou culturais – entre diferentes partes do mundo, então é necessário admitir que esse processo vem se desenvolvendo há milhares
9 de anos – com interrupções relativamente menores em alguns lugares, como no Império Romano em declínio. Que esse processo
10 de interação entre diferentes partes do globo aumentou sensivelmente em importância no século XIX, especialmente no fim do
11 período, é o tema de dois recentes estudos históricos, de um escritor italiano e de outro, inglês. O primeiro apresenta dois tipos de
12 globalização: a econômica, relacionada ao surgimento de um mercado mundial e suas consequências para a vida de milhões de
13 pessoas; e a ascensão da cooperação internacional. Já o escritor inglês se refere à importância do que chama de “globalização
14 arcaica”, ou seja, a crescente uniformidade nos sistemas econômicos, sociais, políticos e culturais dominantes em diferentes partes
15 do globo num longo século XIX que vai de 1780 a 1914. Perto do fim do estudo, o inglês enfatiza a importância especial do fim do
16 século XIX, ou mais exatamente do período 1890-1914, a época do que chama a “grande aceleração” da mudança.

(Peter Burke. Quando foi a globalização? In: O historiador como colunista: ensaios da Folha. RJ: Civilização Brasileira, 2009. Adaptado.)

Com relação ao emprego de aspas nas expressões “McDonaldização”, linha 4 do texto, e “grande aceleração”, linha 16, assinale a alternativa que explicita o uso correto em cada uma.

A

As aspas foram usadas, respectivamente, para identificar nome próprio estrangeiro e designação de um conceito.

B

As aspas foram empregadas, em ambos os casos, para marcar o ponto de vista do autor do texto.

C

As aspas foram usadas, respectivamente, para indicar a citação de uma logomarca comercial e de um neologismo.

D

As aspas ressaltam, nos dois casos, o emprego de gírias e de expressão coloquial em texto formal.

E

As aspas marcam, respectivamente, um processo híbrido de formação de palavras e outro de concepção autoral.