Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UFRGS 2004 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2004Português

(Ufrgs 2004) Assinale a alternativa INCORRETA em relação à obra Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Questão
2004Português

(Ufrgs 2004) Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao episódio do embarque do fidalgo, da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. I - A acusação de tirania e presunção dirigida ao fidalgo configura uma crítica não ao indivíduo, mas à classe a que ele pertence. II - Gil Vicente critica as desigualdades sociais ao apontar o desprezo do fidalgo aos pequenos, aos desfavorecidos. III - No momento em que o fidalgo pensa ser salvo por haver deixado, em terra, alguém orando por ele, evidencia-se a crítica vicentina à fé religiosa. Quais estão corretas?

Questão
2004Português

(Ufrgs 2004) 1Quando tomou posse na Presidência em 31 de janeiro de 1951, Getúlio Vargas tinha plena consciência das dificuldades e dos riscos que teria de enfrentar. 2Ainda antes mesmo de se candidatar, dera-lhe a oposição udenista, em meados de 1950, através do jornalista Carlos Lacerda, um recado claro e desafiador: O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à Presidência. 3Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar. A estupefação que causa hoje semelhante golpe anunciado permite medir em toda a sua extensão a evolução política operada em meio século. FREITAS, Décio. O suicídio do príncipe perfeito. Zero Hora, 24 ago. 2003, p. 15. Considere o seguinte segmento do texto: AINDA ANTES MESMO DE SE CANDIDATAR, DERA-LHE A OPOSIÇÃO UDENISTA, EM MEADOS DE 1950, ATRAVÉS DO JORNALISTA CARLOS LACERDA, UM RECADO CLARO E DESAFIADOR (ref. 2). As alternativas abaixo apresentam reformulaçõescorretas, e equivalentes em termos de significado, do trecho acima, À EXCEÇÃO DE

1-3 de 3