(UFRGS 2005) O quadro a seguir refere-se aos envoltórios celulares e a algumas de suas especializações. Assinale a alternativa que associa corretamente a estrutura celular com suas características.
(UFRGS 2005) Um biólogo, ao caminhar na beira da praia, coletou três espécimes de animais marinhos. Ao fazer seu relatório de campo, descreveu-os da seguinte forma. Espécime 1 - eumetazoário, diploblástico, com simetria primária radial Espécime 2 - eumetazoário, triploblástico, protostômio, celomado, com simetria primária bilateral Espécime 3 - eumetazoário, triploblástico, deuterostômio, celomado, com simetria primária bilateral Quais dos animais a seguir poderiam corresponder à descrição dos espécimes 1, 2 e 3, respectivamente?
(UFRGS 2005) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes considerações sobre ocolesterol, um lipídio do grupo dos esteroides. ( ) Ele participa da composição da membrana plasmática das células animais. ( ) Ele é sintetizado no pâncreas, degradado no fígado e excretado na forma de sais biliares. ( ) Ele é precursor dos hormônios sexuais masculino e feminino. ( ) Ele é precursor da vitamina B. ( ) As formas de colesterol HDL e LDL são determinadas pelo tipo de lipoproteína quetransporta o colesterol. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(UFRGS 2005) O esquema a seguir refere-se a uma clula diploide que, durante a meiose, sofrer permutao entre os genes A e B. Assinale a alternativa que apresenta todos os tipos de gametas normais que podem ser formados por essa clula.
(UFRGS 2005) Considere as afirmaes a seguir sobre o tecido muscular esqueltico. I. Para que ocorra contrao muscular, h necessidade de uma ao conjunta dos ons clcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular. II. Exerccios fsicos promovem um aumento no volume dos micitos da musculatura esqueltica, atravs da produo de novas miofibrilas. III. Em caso de fadiga muscular, parte do cido ltico produzido atravs da fermentao ltica passa para a corrente sangunea e convertida em aminocidos pelo fgado. Quais esto corretas?
(UFRGS 2005) Considere as afirmaes a seguir, referentes aos cromossomos homlogos. I. Durante a mitose e a meiose, quando os cromossomos so visveis como entidades distintas, os membros de um par de homlogos so de mesmo tamanho e exibem localizao centromrica idntica. II. Durante os estgios iniciais da meiose, os cromossomos homlogos pareiam. III. Cromossomos homlogos so os que contm os mesmos alelos para cada loco gnico. Quais esto corretas?
(UFRGS 2005) No processo de crescimento das plantas vasculares, as clulas dos meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente. A partir disso, desenvolvem-se os meristemas primrios, responsveis pelo crescimento longitudinal da planta. Os meristemas secundrios, formados posteriormente, relacionam-se com o crescimento em espessura. Relacione adequadamente as plantas referidas na coluna 2 com o respectivo tipo de crescimento, indicado na coluna 1. Coluna 1 1. Crescimento primrio 2. Crescimento primrio e secundrio Coluna 2 ( ) samambaia ( ) pinheiro ( ) abacateiro ( ) milho ( ) ip A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo,