(Ufrgs 2006) Considere as seguintes afirmações sobre referentes de segmentos do texto. 5Se escapar do 8bombardeio 1 ........ está sendo submetido, 11um achado divulgado 14anteontem por pesquisadores do Reino Unido poderá mudar a história da ocupação humana da América. Segundo eles, pegadas de pessoas descobertas no centro do México teriam 40 mil anos - 6embora os registros mais antigos de presença humana no continente não ultrapassem 2 ........ 13 mil anos. A equipe, liderada pela 17geoarqueóloga mexicana Silvia González, achou os rastros na beira de um antigo lago assolado por chuvas de cinza vulcânica. Imagina-se que, 15depois de um desses episódios, um grupo de pessoas (entre as quais crianças, a julgar pelas dimensões das pegadas) teria caminhado sobre a cinza, deixando sua 9marca. Usando uma série de métodos diferentes, o grupo britânico datou fósseis de animais no mesmo nível da pegada, assim como sedimentos 19em volta da própria, chegando à data de por volta de 40 mil anos 16antes do presente. 22Hoje, o sítio arqueológico das Américas mais antigo cujas datas são aceitas pelos cientistas é Monte Verde, no extremo sul do Chile, com americanos cruzaram o estreito de Bering, vindos do extremo nordeste da Ásia, para chegar ao Novo Mundo. Novas rotas de migração3 ........ expliquem a existência desses sítios mais antigos precisam ser consideradas. Nossos achados reforçam a teoria4 ........ 10esses primeiros colonos tenham vindo pela água, usando a rota da costa do Pacífico, disse González em comunicado. Nunca se deve dar a conhecer um achado tão importante numa entrevista coletiva, critica o antropologo argentino Rolando González-José, do Centro Nacional Patagônico. 12O pesquisador já chegou a estudar os antigos mexicanos junto com a arqueóloga, 7mas teve divergências inconciliáveis com ela. 13Uma data de 40 mil anos não necessariamente leva a modelos alternativos do povoamento, 23muito menos recorrendo a rotas transpacíficas, diz. Adaptado de: LOPES, Reinaldo José. Folha de S. Paulo, 6 jul. 2005, p. A 16. I - O substantivo BOMBARDEIO (ref. 8) refere-se às frequentes chuvas de cinza vulcânica que atingem o achado. II - O substantivo MARCA (ref. 9) refere-se essencialmente a pegadas de crianças. III - A expressão esses primeiros colonos (ref. 10) refere-se aos migrantes que deixaram suas pegadas no centro do México. Quais estão corretas?
(Ufrgs 2006) Assinale a alternativa correta em relação a O Uraguai, de Basílio da Gama.
(Ufrgs 2006) Considere as seguintes afirmações sobre acentuação gráfica. I - A palavra MAGNÍFICO (ref. 18) recebe acento gráfico pela mesma regra que preceita o uso do acento em BÁSICA (ref. 19). II - A retirada do acento das palavras CRÍTICA (ref. 20) e EXPERIÊNCIAS (ref. 21) provocaria o aparecimento de outras duas palavras da língua portuguesa. III - A palavra PORTUGUÊS (ref. 22) é acentuada pela mesma regra que exige o uso do acento em SAÍ (ref. 23). Quais estão corretas?
(Ufrgs 2006) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, referentes ao Canto V de Os Lusíadas, de Luís de Camões. ( ) Vasco da Gama conta ao rei africano a partida da terra portuguesa, onde a tripulação deixa o coração e as mágoas. ( ) Ao descrever Adamastor, Vasco da Gama cita, entre as características do gigante, a barba esquálida, os olhos encovados e os cabelos crespos. ( ) Paulo da Gama, irmão de Vasco, narra a viagem dos lusos até Melinde. ( ) O aventureiro Fernão Veloso, ao ser atacado por etíopes, volta correndo para junto dos companheiros, cena que empresta humor ao poema épico. ( ) O poeta Luís de Camões assume a narração do poema para elogiar a tenacidade portuguesa. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a
(UFRGS - 2006) Educao para a cidadania A educao para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformao. Isso exige uma reflexo que possibilite compreender as razes histricas da situao de misria e excluso nas quais vive boa parte da populao. A formao poltica, que tem no universo escolar um espao privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situaes de opresso. Muito embora outros segmentos1, como a famlia ou os meios de comunicao, participem dessa formao no haver democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo4pelo ambiente escolar. A ideia de educao deve estar intimamente ligada de liberdade, democracia e cidadania. A educao no pode preparar nada para a democracia a no ser que tambm seja democrtica. Uma nova cidadania acontece por intermdio dos currculos oficiais e, para isso, necessrio que os currculos sejam revistos2. necessrio ensinar s crianas e aos jovens brasileiros no apenas a ler e a escrever, mas a olhar o mundo a partir de novas perspectivas. Ensinar a ouvir, a falar, a escutar, a desenvolver atitudes de solidariedade; aprender a dizer no ao consumismo imposto pela mdia, a dizer no ao individualismo e, sim, paz. Educar para a cidadania adotar uma postura3; fazer escolhas; despertar para as conscincias dos direitos e deveres; lutar pela justia e no servir a interesses seculares. Esta uma urgncia que grita e que deveria ecoar5 nos coraes humanos e, no, nos alarmes das propriedades que tentam proteger a vergonha do que a civilizao humana construiu. Para se alcanar isso, no se pode ficar somente no ensinar para a cidadania. preciso que se construa o espao de se educar na cidadania. E, nesse sentido, no somente a preposio que muda: muda a postura3 do professor que, de cidado que somente exige seus direitos, passa a se lembrar tambm dos seus deveres. Mrcia Regina Cabral -Educao e Cidadania. Internet: http://www.webartigos.com/articles/10791/1/Educacao-e-Cidadania/pagina1.html#ixzz0uVT9nG12 Com relao aos aspectos semnticos e gramaticais do texto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opo correta. I A palavra segmentos (referncia 1) no pode ser substituda porseguimentos, pois causaria prejuzo semntico ao texto. II O trecho necessrio que os currculos sejam revistos (referncia 2) est empregado em sentido denotativo. III O vocbulo postura (referncia 3), em suas duas ocorrncias, possui o mesmo sentido demaneira de agir. IV O vocbulo sobretudo (referncia 4) uma preposio e pode ser substitudo porainda maissem acarretar prejuzo sinttico e de sentido ao texto. V No texto, a forma verbal ecoar (referncia 5) tem o sentido derepetir. A sequncia correta :
(UFRGS - 2006) Com relao ao Parnasianismo, so feitas as seguintes afirmaes. I - Pode ser considerado um movimento anti-romntico pelo fato de retomar muitos aspectos do racionalismo clssico. II - Apresenta caractersticas que contrastam com o esteticismo e o culto da forma. III - Definiu-se, no Brasil, com o livro Poesias, de Olavo Bilac, publicado em 1888. Quais esto corretas?
(UFRGS - 2006) Leia o poema a seguir, de Dcio Pignatari, e considere as afirmaes que seguem. beba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola cloaca. I - Trata-se de um exemplo de poesia concreta, vanguarda do sculo XX que alterou radicalmente os recursos materiais da construo potica, valendo-se inclusive, de tcnicas da publicidade. II - No poema, o uso do imperativo e o jogo ldico das aliteraes contribuem para denunciar a forma persuasiva e sedutora da mensagem publicitria que induz ao consumo. III - O ltimo verso a sntese da inteno satrica do poema, que desqualifica o produto anunciado e, por extenso, a sociedade de consumo que ele representa. Quais esto corretas?
(UFRGS - 2006) Considere as seguintes afirmaes sobre o padre Antnio Vieira. I - Possui um estilo antigongrico, conceptista, caracterizado pela clareza e pelo rigor sinttico, dialtico e lgico II - Recusa, como cultista, o elemento imagstico, transformando-o em mero instrumento de convencimento dos fiis. III - Recontextualiza passagens do Evangelho, uma vez que as vincula s ideias que quer expressar, explorando a analogia. Quais esto corretas?