(UFRGS - 2015) Leia o segmento abaixo.
Nenhum dos grupos em disputa pelo poder pretendia modificar a estrutura econômica e social herdada da colônia. Assim, os novos países permaneceram predominantemente agrários, com base no latifúndio; mantiveram as relações produtivas pré-capitalistas, inclusive com o crescimento do trabalho compulsório (servil, semisservil e escravo).
WASSERMAN, Claudia. História Contemporânea da América Latina, 1900-1930.Porto Alegre: Editora da Universidade, 1992. p. 9-10.
O segmento faz referência a um contexto histórico da América Latina. Assinale a alternativa que representa esse contexto.
Derrota dos diversos movimentos de independência latino-americanos, no início do século XIX, e manutenção da dominação espanhola até o início do século XX.
Manutenção das estruturas sociais herdadas do período colonial e constituição de Estados oligárquicos em toda a América Latina, no século XIX.
Diversificação produtiva, característica das economias nacionais latino-americanas no século XIX.
Criação de Estados democráticos em toda a região, após as guerras de independência do século XIX.
Vitória das diversas revoltas de indígenas e escravos, logo após as independências, e fim do trabalho compulsório por toda a região.