(Ufsm 2000)
FOLHA DE S. PAULO
Sábado, 2 de setembro de 1995
PAINEL DO LEITOR
Pede-se que as cartas não ultrapassem 15 linhas e que contenham o nome completo, assinatura, o endereço e se possível telefone. Para atender mais leitores a FOLHA se reserva o direito de publicar trechos representativos das cartas recebidas.
TEXTO I
TORCIDAS
"Estamos todos assustados com as variadas formas de violência que assolam o país e o mundo. O comportamento das torcidas organizadas é um pequeno exemplo do que faz o homem dito 'moderno' ou 'civilizado' quando perde o controle e libera seus instintos animais primitivos. A verdade é que chegamos a este final de milênio, na era da informática, massacrados por uma brutal competição dentro da própria espécie. Os valores e conceitos estão tão distorcidos que a fina camada de verniz do comportamento humano se rompe com facilidade, revelando que não somos mais do que bípedes primitivos da informática."
Flávio Tallarico (Descalvado, SP)
TEXTO II
"Como é fascinante presenciar um estádio repleto de torcedores promovendo uma festa colorida, cantando hinos e gritos de guerra, criando alegorias diversas. Sem isso, o futebol perde seu brilho e os jogadores perdem a motivação. Quando um cão tem pulgas, não se mata o cão, eliminam-se as pulgas."
Marcos Moreno (Varginha, MG)
Considere as afirmativas relacionadas à opinião dos autores das duas cartas a respeito das torcidas organizadas.
I. Embora tenha sido colocada sob o título "Torcidas", o objetivo que norteia a carta de Flávio Tallarico não é discutir especificamente a violência das torcidas, mas levantar causas da violência em geral.
II. No texto I, as aspas simples em 'moderno' e 'civilizado' estão sendo usadas para enfatizar que o homem não é nem moderno nem civilizado quando reage, esporadicamente, com violência, aos casos de extrema injustiça.
III. Para Marcos Moreno, a torcida é parte indispensável do espetáculo do futebol; em caso de violência, os órgãos responsáveis não deveriam dissolver as torcidas mas afastar os torcedores que manifestam comportamento anti-social.
Está (ão) correta(s)
apenas I
apenas II
apenas III
apenas I e II
apenas I e III