(Ufsm 2009) A ciência, através de diferentes estudos, tem apontado com insistência para as consequências provenientes do mau uso de algumas energias poluentes e não renováveis. Contudo, quando se trata de obrigar pessoas, corporações ou mesmo estados a adotarem uma conduta diferente, estamos abandonando o campo estritamente científico e ingressando em terreno filosófico. As áreas da Filosofia que tratam mais especificamente das normas, regras ou valores relativos às decisões humanas individuais ou coletivas, são a Metafísica e a Cosmologia. a Lógica e a Epistemologia. a Ética e a Política a Psicologia e a Estática.
(UFSM - 2009) A afirmao Os homens libertam-se pouco a pouco da brutalidade, quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar foi usada por Immanuel Kant, em 1784, para expressar uma importante reivindicao do iluminismo. (KANT, I. Resposta pergunta: que o iluminismo?) A citao se refere passagem I. da superstio religio. II. do mito ao conceito. III. da heteronomia autonomia. Est(ao) correta(s)
(UFSM 2009) Para J. J. Rousseau, A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudana muito notvel, substituindo na sua conduta o instinto da justia e dando s suas aes a moralidade que antes lhe faltava. (Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 36. Coleo Os Pensadores). Nessa passagem do estado de natureza para o estado civil, ocorre que o homem I. perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. II. mantm a liberdade natural e o direito irrestrito e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite. III. mantm a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em favor da liberdade moral. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s)