(UFSM - 2015) O conhecimento uma ferramenta essencial para a sobrevivncia humana. Os principais filsofos modernos argumentaram que nosso conhecimento do mundo seria muito limitado se no pudssemos ultrapassar as informaes que a percepo sensvel oferece. No perodo moderno, qual processo cognitivo foi ressaltado como fundamental, pois permitia obter conhecimento direto, novo e capaz de antecipar acontecimentos do mundo fsico e tambm do comportamento social?
(UFSM 2015)A tese de Foucault segundo a qual o poder uma estratgia e um conjunto de prticas que varia conforme as instituies em que exercido foi formulada para criticar, entre outras coisas, os postulados polticos do marxismo. Sua teoria foi construda a partir do exame de instituies como hospitais e escolas. Essas instituies revelam, segundo Foucault, que as relaes de poder se exercem prioritariamente
(UFSM - 2015) A necessidade de conviver em grupo fez o homem desenvolver estratgias adaptativas diversas. Darwin, num estudo sobre a evoluo e as emoes, mostrou que o reconhecimento de emoes primrias, como raiva e medo, teve um papel central na sobrevivncia. Estudos antigos e recentes tm mostrado que a moralidade ou comportamento moral est associado a outros tipos de emoes, como a vergonha, a culpa, a compaixo e a empatia. H, no entanto, teorias ticas que afirmam que as aes boas devem ser motivadas exclusivamente pelo dever e no por impulsos ou emoes. Essa teoria a tica
(UFSM -2015) H muitas razes para valorizar a cincia. A importncia de prever e explicar fenmenos naturais e facilitar nosso controle de ambientes hostis, facilitando nossa adaptao, uma delas. Em funo do sucesso que a cincia tem em explicar muitos fenmenos, a maioria das pessoas no diretamente envolvidas com atividades cientficas tende a pensar que uma teoria cientfica um conjunto de leis verdadeiras e infalveis sobre o mundo natural. Mudanas tericas radicais na histria da cincia (como a substituio de um modelo geocntrico por um modelo heliocntrico de explicao do movimento planetrio) levaram filsofos a suspeitar dessa imagem das teorias cientficas. A teoria da cincia do fsico efilsofo austraco Karl Popper se caracterizou por sustentar que as leis cientficas possuem um carter I. hipottico e provisrio. II. assistemtico e irracional. III. matemtico e formal. IV. contraditrio e tautolgico. /So verdadeira(s) a(s) assertiva(s)
(Ufsm 2015) Revoltas e movimentos sociais, como os ocorridos recentemente no Brasil, estão frequentemente envolvidos no aperfeiçoamento da vida social e podem ter papel adaptativo. Na história da filosofia política moderna, alguns filósofos conceberam seres humanos como átomos individuais movidos por apetites ou desejos guiados pelo prazer e dor, sendo o apetite fundamental do homem a autopreservação. Numa situação de escassez de bens, com pessoas guiadas exclusivamente por desejos antecipadores de prazer e voltados à autopreservação, haverá, inevitavelmente, conflito social. Que alternativa(s) racional(is) soluciona(m) o conflito? I. Uso da força e violência. II. Uso da ideologia e controle da informação. III. Acordo e deliberação coletiva. IV. Apelo à tradição e costume. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
(UFSM - 2013) Sem leis e sem Estado, voc poderia fazer o que quisesse. Os outros tambm poderiam fazer com voc o que quisessem. Esse o estado de natureza descrito por Thomas Hobbes, que, vivendo durante as guerras civis britnicas (1640-60), aprendeu em primeira mo como esse cenrio poderia ser assustador. Sem uma autoridade soberana no pode haver nenhuma segurana, nenhuma paz. Fonte: LAW, Stephen.Guia Ilustrado Zahar: Filosofia.Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Considere as afirmaes: I. A argumentao hobbesiana em favor de uma autoridade soberana, instituda por um pacto, representa inequivocamente a defesa de um regime poltico monarquista. II. Dois dos grandes tericos sobre o estado de natureza, Hobbes e Rousseau, partilham a convico de que o afeto predominante nesse estado o medo. III. Um trao comum da filosofia poltica moderna a idealizao de um pacto que estabeleceria a passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. Est(o) correta(s)
(Ufsm 2013) Leonardo Boff inclui a generosidade como uma pilastra de um modelo adequado de sustentabilidade. Ele a caracteriza do seguinte modo: Generoso é aquele que comparte, que distribui conhecimentos e experiências sem esperar nada em troca. Já os clássicos da filosofia política, como Platão e Rousseau, afirmavam que uma sociedade não pode fundar-se apenas sobre a justiça. Ela se tomaria inflexível e cruel. Ela deve viver também da generosidade dos cidadãos, de seu espírito de cooperação e de solidariedade voluntária. Considere as seguintes afirmações: I. Segundo o texto, generosidade e justiça podem ser complementares uma à outra. II. Segundo o texto, se uma sociedade é inflexível e cruel, então ela está fundada apenas sobre a justiça. III. Já na ética aristotélica, a generosidade é uma virtude e a extravagância e a avareza são os vícios correlacionados a ela. Está(ão) correta(s)
(UFSM - 2013) A economia verde contm os seguintes princpios para o consumo tico de produtos: a matria-prima dos produtos deve ser proveniente de fontes limpas e no deve haver desperdcio dos produtos. O Estado, entretanto, no impe, at o presente momento, sanes queles cidados que no seguem esses princpios. Considere as seguintes afirmaes: I. Esses princpios so juzos de fato. II. Esses princpios so, atualmente, uma questo de moralidade, mas no de legalidade. III. A tica epicurista, a exemplo da economia verde, prope uma vida mais moderada. Est(o) correta(s)
(Ufsm 2013) Os filósofos Ame Naess e George Sessions propuseram, em 1984, diversos princípios para uma ética ecológica profunda, entre os quais se encontra o seguinte: O bem-estar e o florescimento da vida humana e não humana na Terra têm valor em si mesmos. Esses valores são independentes da utilidade do mundo não humano para finalidades humanas. Considere as seguintes afirmações:I. A ética kantiana não se baseia no valor de utilidade das ações.II. “Valor intrínseco” é um sinônimo para “valor em si mesmo”.III. A ética utilitarista rejeita a concepção de que as ações têm valor em si mesmas. Está(ão) correta(s)
(Ufsm 2012) Analise os fragmentos a seguir. A sociologia, a antropologia e outras ciências humanas lançaram mão [dessa] categoria para demonstrar e sistematizar as desigualdades socioculturais existentes entre mulheres e homens, que repercutem na esfera da vida pública e privada de ambos os sexos, impondo a eles papéis sociais diferenciados que foram construídos historicamente e criaram polos de dominação e submissão. Impõe-se o poder masculino em detrimento dos direitos das mulheres, subordinando-as às necessidades pessoais e políticas dos homens, tornando-as dependentes. Portanto, [esse] termo pode ser entendido como um instrumento, como uma lente de aumento que facilita a percepção das desigualdades sociais e econômicas entre mulheres e homens, que se deve à discriminação histórica contra as mulheres. Esse instrumento oferece possibilidades mais amplas de estudo sobre a mulher, percebendo a em sua dimensão relacional com os homens e o poder. Como uso desse instrumento, pode-se analisar o fenômeno da discriminação sexual e suas imbricações relativas à classe social, às questões étnico-raciais, intergeracionais e de orientação sexual. TELES, Maria Amélia de Almeida & MELLO, Mônica. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Brasiliense, 2003. p. 16-17. (adaptado) Fundamental para os estudos históricos na atualidade, o texto se refere ao conceito de
(Ufsm 2012) Aristteles, por exemplo, falava da tragdia como catarse, pela qual a arte nos capacita a lidar com emoes universais por nos confrontar com elas e, em certo sentido, nos fazer purg-las, ao assistirmos a um drama. Hsun Tzu achava que, de certa forma, a msica reflete a harmonia da ordem divina, de modo que sabermos apreciar a msica de maneira adequada nos leva a um certo insight [iluminao] da realidade ltima. Schopenhauer acreditava que a arte um insight do aspecto fundamental da realidade: a vontade, isto , o poder por trs de toda atividade do universo. Considere as seguintes afirmaes: I. Para Aristteles, a arte tem uma funo preponderantemente expressiva. II. Para Hsun Tzu, a msica tem uma funo preponderantemente expressiva. III. Para Schopenhauer, a arte tem uma funo preponderantemente expressiva. Est(o) correta(s)
(Ufsm 2010) Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir sobre o modelo de cidade ideal apresentado por Platão na obra A República. ( ) Os agricultores, os artesãos e os comerciantes ocupam-se das funções mais nobres na sociedade. ( ) Platão critica a democracia. ( ) Na cidade ideal de Platão, não há mobilidade social. A sequência correta é
(Ufsm 2010) Na ética de Aristóteles, a noção de boa vida ocupa um lugar central. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das seguintes afirmações relacionadas a esse assunto: (___) "Eudaimonia" ("eudemonia", em português) é a expressão grega para o viver bem preconizado pela ética aristotélica. (___) Uma virtude, segundo a ética aristotélica, é um meio-termo entre dois vícios. (___) Na ética kantiana, a noção de boa vida também ocupa o lugar mais proeminente. A sequência correta é
(Ufsm 2010) O desenvolvimento industrial e os benefícios dele advindos são, em alguns casos, incompatíveis com princípios que promovem a conservação dos recursos naturais. Nesses casos, se você optar pelo desenvolvimento industrial por causa de seus benefícios, apesar do dano aos recursos naturais, sua avaliação ética é de tipo ___________; se, porém, você optar pela conservação dos recursos naturais por respeito ao princípio segundo o qual devemos proteger os recursos naturais, abdicando do desenvolvimento industrial e de seus benefícios, sua avaliação ética é de tipo ____________. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.
(UFSM 2009) Para J. J. Rousseau, A passagem do estado de natureza para o estado civil determina no homem uma mudana muito notvel, substituindo na sua conduta o instinto da justia e dando s suas aes a moralidade que antes lhe faltava. (Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 36. Coleo Os Pensadores). Nessa passagem do estado de natureza para o estado civil, ocorre que o homem I. perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui. II. mantm a liberdade natural e o direito irrestrito e ainda ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite. III. mantm a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica da liberdade civil em favor da liberdade moral. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s)