(Ufu 1999) "A ideia de que os brasileiros são preguiçosos, não é, de modo algum, estranha à cultura do país. O herói nacional sem caráter, Macunaíma, retratado pelo modernista Mário de Andrade, vivia a falar de sua própria preguiça. São também parte desse patrimônio simbólico a ideia de indolência indígena e a crença na inferioridade da mestiçagem e nos efeitos negativos do clima tropical sobre o trabalho...........................................................................................Nada disso, no entanto, supera a imagem positiva que os portugueses guardam dos brasileiros, associada à alegria, à cordialidade, à espontaneidade, à amizade, à sociabilidade..."FOLHA DE SÃO PAULO, Caderno Especial Brasil 500, Quinta-feira 22 de abril de 1999, p. 4 Tomando como referência o texto acima, é correto afirmar queI. as maneiras de ser, pensar e sentir não são as mesmas para todas as pessoas.II. existe uma única maneira de construir a imagem do povo brasileiro.III. podemos pensar hoje em uma cultura brasileira composta de elementos de todas as origens (indígena, africana e europeia).IV. a imagem do brasileiro indolente reflete sua incapacidade para explorar as potencialidades do país. Selecione a alternativa correta.
(UFU - 1999) Kant, filsofo alemo do sc. XVIII, realiza uma revoluo copernicana, ao afirmar que I. o sujeito do conhecimento a prpria razo universal e no uma subjetividade pessoal e psicolgica, pois sujeito conhecedor. II. por ser inata e no depender da experincia para existir, a razo, do ponto de vista do conhecimento, anterior experincia; sua estrutura a priori. III. a experincia determina o conhecimento para a razo e fornece a forma (universal e necessria) do conhecimento. Assinale
(Ufu 1999) De acordo com a definição de fato social de Durkheim, escolha a alternativa correta.
(UFU/1999) Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático, compreendia que I. o ser é vir a ser. II. o vir a ser é a luta entre os contrários. III. a luta entre os contrários é o princípio de todas as coisas. IV. da luta entre os contrários origina-se o não ser. Assinale
(UFU - 1999) Na obra Crtica da Razo Pura, Imannuel Kant, examinando o problema do conhecimento humano, distinguiu duas formas bsicas do ato de conhecer. Assinale a alternativa correta.
(UFU - 1999) Parmnides de Elia, filsofo pr-socrtico, sustentava que I. o ser . II. o no ser no . III. o ser e o no ser existem ao mesmo tempo. IV. o ser pensvel e o no ser impensvel. Assinale
(UFU - 1999) A filosofia de Aristteles (384-322 a.C.) representou uma nova interpretao do problema da mobilidade do ser, em contraposio tradio filosfica. Para explicar a mobilidade do ser, Aristteles utilizou dois conceitos ontolgicos, que foram
(UFU - 1999) Para Santo Toms de Aquino, um dos princpios do conhecimento humano era o princpio da causa eficiente. Esse princpio da causa eficiente exigia que o ser contingente
(UFU - 1999) O mtodo argumentativo de Scrates (469-399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiutica. Sobre a ironia socrtica, pode-se afirmar que I. tornava o interlocutor um mestre na argumentao sofstica. II. levava o interlocutor conscincia de que seu saber era baseado em reflexes, cujo contedo era repleto de conceitos vagos e imprecisos. III. tinha um carter purificador, medida que levava o interlocutor a confessar suas prprias contradies e ignorncias. IV. tinha um sentido depreciativo e sarcstico da posio do interlocutor. Assinale
(UFU - 1999) O filsofo grego que maior influncia exerceu sobre Santo Toms de Aquino foi