(UFU - 2000) A respeito da ditadura militar de Pinochet no Chile (1973-1989), assinale a alternativa INCORRETA.
O êxito obtido pelo governo no controle da inflação e no crescimento da economia foi possível graças aos sacrifícios impostos às camadas populares, com as altas taxas de desemprego e os baixos investimentos em educação, saúde e moradia.
Ao contrário das ditaduras no Brasil e na Argentina, no Chile o poder foi exercido durante todo o tempo, pessoalmente, pelo general Pinochet, mas tendo os mesmos efeitos: terrorismo de Estado, censura, tortura e assassinato de opositores ao regime.
No plano econômico, além da abertura para o capital estrangeiro, os Chicago boys, responsáveis pela aplicação do receituário neoliberal no Chile, reprivatizaram a economia, devolvendo terras e empresas estatizadas por Allende.
Os crimes contra os direitos humanos praticados durante a ditadura de Pinochet e a sua política nacionalista foram alvo de protestos e retaliações estrangeiras, sobretudo dos norte-americanos e ingleses, o que recentemente possibilitou ao Direito Internacional extraditar o ex-ditador para julgamento na Espanha.