(UFU - 2005) A substncia, no sentido o mais fundamental, primeiro e principal do termo, o que no se afirma de um sujeito, nem ocorre num sujeito; por exemplo, o homem individual ou o cavalo individual. ARISTTELES. Categorias, V.2 a, p. 11-14. Andr um homem branco, tem dois metros de altura, e hoje se encontra sentado na esquina, lendo um romance que o emociona a cada pgina. Considerando os textos acima, correto afirmar que
(UFU - 2005) O trecho abaixo faz uma referncia ao procedimento investigativo adotado por Scrates. O fato que nunca ensinei pessoa alguma. Se algum deseja ouvir-me quando falo ou me encontro no desempenho de minha misso, quer se trate de moo ou velho (...) me disponho a responder a todos por igual, assim os ricos como os pobres, ou se o preferirem, a formular-lhes perguntas, ouvindo eles o que lhes falo. PLATO. Apologia de Scrates. Belm: EDUFPA, 2001. (33 a-b) Marque a alternativa que melhor representa o mtodo socrtico.
(UFU - 2005) Hegel, em seus cursos universitrios de Filosofia da Histria, fez a seguinte afirmao sobre a relao entre a filosofia e a histria: O nico pensamento que a filosofia aporta a contemplao da histria. HEGEL, G. W. F. Filosofia da Histria. 2 ed. Braslia: Editora da UnB, 1998, p. 17. De acordo com a reflexo de Hegel, correto afirmar que I. a razo governa o mundo e, portanto, a histria universal um processo racional. II. a ao dos homens obedece a vontade divina que preestabelece o curso da histria. III. no processo histrico, o pensar est subordinado ao real existente. IV. a ideia ou a razo se originam da fora material de produo e reproduo da histria. Assinale a alternativa que contm somente assertivas corretas.
(UFU - 2005) Leia o trecho abaixo. Respondo dizendo que a existncia de Deus pode ser demonstrada por cinco vias. TOMS DE AQUINO. Suma Teolgica. So Paulo: Abril Cultural, 1979. Col. Os Pensadores. Assinale a afirmativa correta.
(UFU/2005) Leia o texto abaixo. Dos gêneros e das espécies não direi aqui se eles existem ou são postos somente no intelecto, nem, no caso que existam, se são corpóreos, se separados das coisas sensíveis ou situados nas próprias coisas e exprimindo os seus caracteres comuns. PORFÍRIO, Isagoge, 1. No texto acima, que deu origem à disputa sobre os universais no período da Escolástica, Porfírio faz referência